De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, dezembro 23, 2009

Natal? O que é?

A minha viagem de 2009 que considerei a Viagem do Ano, foi sem dúvida, a ida a Bissau em autocaravana!
Tocou-me fortemente a pequena visita à Guiné-Bissau, sobretudo o contacto com as suas gentes. Uma experiência inesquecível, não obstante pelas dificuldades e ''perigos'' vivênciados mas também pela diversas culturas dos sete países ou territórios ''ocupados'' (Sahara e Casamansa).
Ao planear a viagem descobri na net a jovem Ana Claúdia que há cerca de cinco anos é docente na Faculdade de Direito de Bissau...  A sua ajuda foi importante, facto que não esquecerei. 
Entretanto, dei uma nova olhada no seu blog não resistindo à tentação  de transcrever parcialmente o mesmo.
Pena não ser fácil organizar uma  viagem humanitária para minorar os NATAIS deste simpático POVO. Talvez um dia!
''A meio de Dezembro em Bissau não se respira Natal. Não está frio, não se enfeitam árvores, não há iluminação de Natal, nas ruas à noite nem sequer há luz, não há montras cheias de motivos de Natal, ou cores verde, vermelho, branco ou dourado. Nessa altura as saudades de casa aumentam. Não é pelo frio, pelas luzes, pelas montras ou pelas cores.
Em Bissau, poucas pessoas festejam o Natal, poucas pessoas seguem as tradições a que me habituei em todos os Natais da minha vida. E as melhores tradições, não só para as crianças mas sobretudo para elas, são os doces e as prendas. E em Bissau poucas crianças recebem prendas de Natal ou comem doces...''
''No final quando sobrava um pacote de bolachas a imagem era esta: mais mãos estendidas do que bolachas para dar...''

2 comentários:

Anónimo disse...

Como se diz, o Natal é quando um Homem quer. Não é necessário ter grandes prendas para mostrar o que sentimos pelos outros. As atitudes são bem mais importantes. Neste Natal também nós, enquanto instituição particular (Jardim de Infância), fizemos recolha de roupas, brinquedos e tantas outras coisas para doar ao Centro de Acolhimento de crianças em situação de risco.
É pena que os grandes do nosso governo não parem para reflectir e vivenciar toda esta realidade.
Quando olhei para estas imagens, arrepiei-me ao pensar que vivo num meio em que as crianças têm tudo; não partilho desta forma de vida (a fartura), e este Natal, como costume, na nossa casa as prendinhas serão o convívio em família e a troca de pequenas lembranças! Para os mais pequenos...livros!

Faço votos que tenha um Bom Natal ao lado dos que mais gosta; que todos os seus sonhos se realizem. E, se voltar a Guiné, peça nas instituições brinquedos e roupas para levar... porque o Natal é quando um Homem quer, e somos nós que ao ajudarmos, lutamos por um mundo melhor e mais justo!

Abraço,
Ana

Ana Claudia disse...

Obrigada António,

Apareça novamente e siga o conselho da Nocas.

É uma mistura de uma grande alegria dar a quem precisa e ao mesmo tempo a aflição de serem tão reais aquelas vidas.

Às vezes pequenos gestos mudam, senão a vida, pelo menos os dias de uma vida de alguém. E isso também conta porque a vida é feita de dias e dias.

Continue a contar comigo quando voltar. Lá estarei mais algum tempo. E agora já tem ponte em S. Vicente. É de aproveitar!

Festas Felizes!