10 abril 2009 - 6ª. Feira ''Santa''
Saída de Braga com tempo estável mas frio.
Decidido o percurso pela AE de Estarreja, e A25 em direcção a Viseu. Saida da A25 para Mangualde. Passagem no Parque do Senhor dos Verdes, ótimo para pernoitar com as AC.
Prosseguimos até GOUVEIA já que havíamos previsto almoçar no Restaurante Júlio - simpático restaurante dum ''comunista'' que serve a preceito. Ambiente simpático e acolhedor.
Os pratos escolhidos, ''Arroz de Carqueja'' e ''Feijocas'' encheram-nos a ''alma'' e digo isto já que foi comer até fartar,... mas não se sente nada... mesmo com a broinha...
As entradas ''serranas'' e de sobremesa Doce Abóbora e Requeijão, tudo acompanhado num jarro de barro de vinho da terra... Uma delícia.
Aqui nasce o Rio Mondêgo
Logo após Gouveia, em direcção a Manteigas, surge a neve,... nevava ainda... pequena paragem na nascente do Rio Mondêgo para apreciar a beleza da paisagem.
Ainda bebé, o Rio Mondêgo à esquerda...
ainda há pouco tempo na Guiné-Bissau,... e... agora a neve na Serra da Estrêla... CONTRASTES!!!Continuada a viagem, e passada a Estalagem de São Lourenço ainda a nevar, iniciamos a descida para Manteigas, sem contudo passados 32 km inflectirmos à esquerda por estrada estreita mas tragável, até ao Covão da Ponte.
Um Parque de Campismo ''grátis''... lavabos, wc e duche quente...
Aqui chegados, surgem 3 percursos de caminhada ''homologados'', um de dificuldade fácil, outro média e um terceiro de alta dificuldade. A ladear o Rio, um ótimo e bem dotado Parque de Campismo - grátis - acessível a AC no parque exterior.
GPS W 7.51532º e N 40.44207º
Regressamos à estrada de Manteigas e após pequena paragem prosseguimos em direcção ''à Torre''. Após o Covão da Ponte, caía granizo e a neve deixou de surgir.
À saída de Manteigas, e logo após o Inatel, rodamos à direita pelo ''Roteiro Rural das Palhotas'', uma ''pista'' recentemente reparada que sobe a encosta paralelamente à estrada da ''Torre''... sendo que ao perfazer 4,5km surge a linda ''Casadas Lameiras''... ao fundo avista-se Manteigas.
Foi aqui que ficamos, deixando a AC à porta...
11ABRIL2009 - Sábado
12ABRIL2009 - Domingo de Páscoa
Poço do Inferno é aqui... entre Manteigas e a ''Torre''...
da ''Casa das Lameiras'',... avista-se Manteigas...
o anoitecer na serra... Manteigas ao fundo...A ''Casa das Lameiras''''Casa das Lameiras'',.. e o rebanho...
O Sábado e o Domingo foram ''relaxantes'' tratando da manutenção e pinturas...
Dia 13.Abril.2009 - 2ª. Feira de Páscoa
Após o almoço, há que iniciar o regresso.
Um café em Manteigas para ''despertar''.
Passada a povoação de Sameiro, logo se avista na encosta uma pista artificial de ski... e na base um bom Camping.
na saída de Manteigas, a pista artificial e o Camping
Chama-se o local: Relva da Revoleira (admissão livre- ''grátis''?).
Localização GPS: Long. 07º.28' 11'' e Latitude 40º 24' 44'' N
Após breve paragem, continuação até Belmonte que visitamos.
Belmonte
Belmonte
Casinha em Belmonte
Sortelha
Logo após Sortelha, o mau tempo regressa e o céu fica ''carregado e negro''... nas proximidades de Viseu, surge penetrando a intempérie um ''por de sol quente''... lindo...
Chegada a Braga, já noite, pelas 22 horas.
Percorridos: 700 km
3 comentários:
Olá :)
O Blogue dos Manteigas de visita a este espaço :)
Parabéns pelos registos :)
Um GRANDE SORRISO :)
http://bloteigas.blogspot.com/
Não sei se já conhece mas quando voltar a Gouveia faça um pequeno desvio até Folgosinho e experimente o restaurante O Albertino. Sempre que lá vamos é paragem obrigatória.
Aguardamos pelas crónicas da viagem à Guiné.
Abraço
Obrigado pela visita e pode sempre contar com as nossas humildes sugestões. Em breve ainda o vamos "chatear" para pedir conselhos para uma incursão de um mês em Marrocos (e talvez arredores).
Abraço
Enviar um comentário