De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) -

terça-feira, outubro 14, 2008

Fisgas do Ermêlo


Há muitos anos que não visitava a Serra do Alvão... próxima do Marão... Se bem o pensamos, bem o fizemos...
Percurso ''alinhavado'' para o GPS e saída com os habituais elementos do NATUREZAS . Alvorada às 5,45h da manhã... saída às 6,45h... e às 9 horas da manhã partimos para a caminhada desde o Lugar do Varzigueto (na margem esquerda do rio Olo). (ao iniciar a caminhada passamos ao lado da casa dos pastores... umas 400 cabras...)
Seguimos um trilho que ''desagua'' no desfiladeiro das quedas do Ermelo, mesmo defronte do local onde os ''mirones'' apreciam 1/3 das quedas...
A paisagem deste lado do rio é mais espectacular e menos conhecida por não existir acesso por estrada. (há que sair do trilho para disfrutar das vistas do desfiladeiro...)
Continuamos a subida até ao cume onde o rio antes de se precipitar das alturas,... rola por entre fragas graníticas... (e nos intervalos... belas lagoas...)
Lá no alto, de pedra em pedra, ''saltamos'' para a outra margem e fizemos o restante percurso circular até à aldeia onde deixamos a viatura. (as paredes rochosas com as belas tonalidades multicolores...)
No regresso visitamos o conhecido miradoiro. ''FISGAS DO ERMÊLO''
Trata-se de uma das maiores quedas de água de Portugal. Uma barreira de quartzitos forma um enorme socalco, separando a zona granítica da xistosa, mais vulnerável à erosão. Assim, o trabalho milenar da água cavou um desnível de quase 200 m, através do qual o rio Olo se despenha numas cascatas deslumbrantes. Localização e acessos: Acesso a partir de Mondim de Basto ou Vila Real pela EN304 junto à aldeia de Ermelo e à ponte sobre o rio Olo. Também é acessível pelas estradas florestais que ligam Lamas d`Olo a Ermelo.
Uma caminhada recomendável para quási todas as idades...
Enviar um comentário