Wifi - Hotel Rey Sancho - pp 'REYSAN09' - Gracias Paco.
Dia 2 – 2jun13 –
domingo
PALÊNCIA – VITÓRIA – IRÙN – St Jean de Luz – BIARRITZ
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Burgos |
Ainda não deixamos de funcionar pela ‘hora’ portuguesa. Às 11h. (pt) deixamos Palência com frio e o céu com muitas nuvens.
Avançamos pelos 70 Km de AE grátis até às cercanias de Burgos que passamos à ilharga.
Daí o percurso escolhido, EN de bom traçado o que permitiu velocidades dos 80 aos 100 Km, até que a 44 km de Vitória reentramos na AE, retiramos o ‘ticket’ que ao ser entregue a meio do percurso uma vez mais resultou em ‘isenção de pagamento’… vale mesmo a pêna já que um ligeiro de passageiros – classe 1 – de Burgos até Vitória, paga € 11,75!!!
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em VITÓRIA, a visita obrigatória ao Bar onde trabalha um jovem 'portuga'... desta vez ficou com 'um recuerdo'! |
Apontamos o Gps para o Camping pois o mesmo fica do lado oposto da Estação de Serviço onde pretendemos abastecer de ‘diesel’, opção que se justifica pois o preço/litro em Espanha é mais caro que em Portugal.
Pagamos € 1,259/lit – uma ES ‘low cost’ – serviço automático (para abastecer, basta apontar para os € 120,00 que o registo do combustível efectivamente abastecido é que conta.
Daí percorremos os 6 km onde se situa a AS para AC onde almoçamos.
Haveríamos de ir tomar o café ao simpático Bar nas arcadas do enorme complexo habitacional que faceia o Parque onde saudamos o jovem Português que lá trabalha e que já se tornou numa visita obrigatória.
Desta vez levava uma ‘botija de verde branco’ que lhe ofereci após ele me dizer que não pagaríamos o café… não sei o seu nome, isso não será o mais importante, sei isso sim que é um prazer recíproco efectuar a visita a um jovem que trabalha e nem tempo tem de ir de visita à sua terra ali para os lados de Valongo.
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Biarritz |
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Biarritz |
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Biarritz - detalhe |
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fachadas inúteis... transformadas... |
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A AS para AC no términus desta rua... a dois passos do oceano |
Continuamos com uns aborrecidos
chuviscos que vinham de tempos a tempos e o frio ia marcando presença.
Ainda tentamos estacionar na AS
de St Jean de Luz, mas, como vai sendo habitual, estava repleta.
Avançamos para a seguinte que não
conhecíamos ainda – Biarritz – e a escolha foi óptima.
Meia dúzia de lugares vagos com
electricidade grátis!!!
Situada a uns 50 mts do mar e a
uns 3 km do centro da urbe para onde fomos a pé.
AS de Biarritz – Gps - N 43º 27’ 58.5’’ W
001º 34’ 19.2’’
Percorridos: 800 Km ( dia 370 Km)
Dia 3 – 3jun13 – 2ª
feira
BIARRITZ – BORDÉUS –
ANGOULÉME – CHAUNAY
Acordamos cedo pois havia de ser
um avião que chegava ou partia… cedinho, para nos despertar e quebrar o silêncio
do início da manhã – seriam uma 6 horas locais – já não deu para dormir mais.
Reabastecimento e incursão pelo
centro da cidade reentrando na EN rumo a Bordéus.
Na parte da antiga A10 (N10), já
em Setembro passado reparamos que estavam a ser construídas barreiras de
portagem, hoje entendemos que as mesmas já funcionam, embora a preços
aceitáveis pensamos nós ter a ver com as obras de reformulação e alargamento
das vias o que na finalização das mesmas porventura levará a uma subida de
preços.
Pagamos em 2 lanços € 2,65 cada.
O tempo já se mostrou mais
condizente com a primavera, sol e poucas nuvens, com a temperatura a rondar os
20ºC..
Mais uma etapa cansativa, talvez
pela constante ultrapassagem de autênticos comboios de camiões ‘TIR’, constatando-se
que metade deles são portugueses.
Chegamos cedo a uma pequena
localidade onde já havia ficado de nome CHAUNAY que dista poucos metros da N10
meio caminho entre Angoulême e Poitiers.
Já lá estavam 2 AC inglesas com
quem trocamos conversa pois vinham do sul de Portugal.
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2 AC Inglesas e 2 Portuguesas... |
O espaço sossegado, ao lado de
complexo da ‘Mairie’ com acesso a água, wc e electricidade grátis é acolhedor.
Percorridos: 1.184 Km ( dia 384
Km)
Dia 4 – 4jun13 – 3ª
feira
CHAUNAY – POITIERS – LOUDUN – CANDES.St MARTIN
– LE LUDE – LE MANS – ALENÇON
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Alençon |
Noite calma que permitiu
retemperar forças. As despedidas dos dois AC Ingleses que nos fizeram
companhia.
Fizemo-nos à estrada confiando na
linha reta traçada pelo Gps Garmin… Passamos por estradas secundárias que
mesmo assim, permitiram velocidades de 80 a 100 Km, onde o trânsito era
residual. Por entre algumas pequenas florestas e imensos campos planos em que a
vista se perdia no horizonte.
A temperatura do dia soalheiro
rondava os 25ºC contrastando com os 30ºC que nos dizem estar em Portugal.
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O primeiro ''buchon''? |
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travessia do ''Loire'' |
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uma pequena ''Mairie''. |
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passagem de LE MANS |
Passamos pequenas cidades
repletas de história mas, como ‘na ida’ não está contemplada a visita…
prosseguimos, deixando para o regresso as paragens mais calmas.
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A Emília e o Artur... 'posam' para o blog!!! |
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Alençon |
À chegada a Alençon (onde estive
há 3 anos atrás), seguimos para a AS contígua ao Camping Municipal. Decidimos
estacionar no pequeno _P_ da AS prescindindo da entrada no Camping. Afinal
apenas não teremos Wifi já que seria muita ousadia tentar saber a pp já que
ficamos graciosamente e com electricidade ‘sacada’ da coluna da AS
(1hora+várias…)…
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de pele e osso... |
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a Mairie de Alençon |
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a casinha do faz de conta |
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condutor |
Efetuamos a visita à simpática
cidade cujos comentários dispensamos fazer por existir inúmera informação na
net.
Nota: Abastecimento Gasóleo –
Auchan Poitiers – 1 lt € 1,269
Percorridos: 1.465 Km ( dia 281
Km)
Dia 5 – 5jun13 – 4ª
feira
ALENÇON – VERNEUIL – EVREUX – ROUEN – ABBEVILLE
– CALLAIS
Uma hora após a saída, haveríamos
de fazer uma paragem para compras no Intermarché de Verneuil e como já era
meio-dia (hora local), decidimos almoçar.
Duas horas mais tarde retomamos o
percurso na sua maior parte por AE gratuitas, mas mesmo na parte final após
Abbeville, a estrada de bom piso permitiu boas velocidades.
Ainda passamos no acesso ao
Euro-túnel para novo abastecimento de combustível no Carrefour, mas…
estranhamente à sua volta existiam barreiras de altura que não permitiram o
acesso à gasolineira. Apontamos para o Auchan onde o fizemos. Motivo? Pois… sabemos
que no Reino Unido a gasolina sem chumbo é mais barata, mas o ‘diesel’ bastante
mais caro!!!
Mesmo se o dia findava,
aproveitamos para ir para o Porto de ferry’s. Até à 1 da manhã os bilhetes (por
cada AC – passageiros até 11 incluidos!!!) passavam dos € 100,00. Às 5 da manhã
o mesmo bilhete custaria € 36,00!!!
Optamos pelo das 10h da manhã,
que já custaria um pouco mais: € 58,50!
Parabólica ao alto e net através
da Wifi-PT.
Nota: Abastecimentos Gasóleo :
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Em Verneuil (paragem para almoço) com wifi Mac
Donald’s – Intermarché 1lt/ € 1,279
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Em Callais no Auchan – 1 lt / € 1,299.
Pernoita (gratis) - Porto Ferry –
N 50º 58’ 02.6’’ E 001º 52’ 00.0’’
Percorridos: 1.905 km (dia 440 km)
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''No photos''!!! Sai da frente palhaça!!! |
Nesta viagem as atualizações do blog não serão fáceis. Net acessível muito raramente e haverá que dar prioridade à viagem.
Logo se verá se consigo actualizar ou não...
Dia 6 – 6jun13 – 5ª
feira
CALLAIS (F) – DOVER
(RU) – CANTERBURY
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O 'Ferry' à saída de Callais, vendo-se ao centro a AS para AC da praia |
Noite mal dormida. Local bastante
ruidoso já que tractores de atrelados TIR trabalharam noite fora.
Às 9h. da manhã já passávamos o
controlo da polícia britânica e logo a seguir, o da Companhia de Ferrys com
tudo computorizado nem bilhete me pediram, pela matrícula da AC apenas me pediu
para confirmar o meu nome… et voilá… às 9,55h já o Ferry saía do Porto, mesmo
ao lado da já conhecida AS para AC que como é habitual tem sempre gente a ver
os barcos a passar.
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saída do Porto de Callais |
A viagem de ferry não foi
acidentada já que o mar estava calmo e a neblina matinal ia desaparecendo.
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a chegada a DOVER (UK) |
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a costa rochosa e branca do Reino Unido |
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Porto de Dover |
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a pisar solo Britânico |
DOVER é uma pequena cidade, com
cerca de 40.000 hab.. É a cidade Britânica mais próxima da Europa Continental e
próxima de Folkestone, hoje terminal do Túnel do Canal.
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Canterbury |
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O centro de Canterbury |
Na aproximação avistam-se de
imediato os famosos montes brancos que
exercem uma forte atração sobre os forasteiros que arribam à costa.
Do alto do ferry avista-se em
destaque o Dover Castle, no topo dos altos montes, castelo este que ajudou a
defender a cidade desde 1.198 até à 2ª Guerra Mundial, onde foi usado como
posto de comando para a evacuação de Dunkirk.
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Um 'Café' volante |
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acesso à Catedral |
Ao meio-dia local já iniciávamos
a viagem de curta distância até à cidade de Canterbury que nos havia sido
recomendada por autocaravanistas Britânicos em Portugal.
Os receios trazidos da
dificuldade de conduzir uma AC ‘’à esquerda’’, depressa se ultrapassaram, achei
até muito mais fácil que ter conduzido há anos atrás viatura Inglesa pois a
alavanca de velocidades do lado contrário é bem mais difícil de utilizar…
Nos primeiros km’s (Milhas) até
encetei com sucesso a ultrapassagem de um autocarro de turismo… convencendo-me
que ainda estou aqui para as curvas!!!...
CANTERBURY, cidade de 50.000
hab., localizada entre Dover e Londres, que se afirmou como o centro da Igreja
Cristã na Inglaterra.
A parte do centro histórico é interessante, com muitas ruas
pedonais e uma quase ausência de viaturas pois existem 3 Parques ‘’Park and
Ride’’ e no que nos foi indicado, está provido de Wc e o ‘ticket’ do Parque
inclui a deslocação ao centro citadino vezes ilimitadas – Bus de 8 em 8 minutos
– e dista 3,3 Km do centro.
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a bizarra porta principal |
Na parte central da Cidade situa-se a imponente Catedral que
data de 1.070. A sua nave de 100 mts torna-a a igreja medieval mais longa da
Europa. Todo o quarteirão da Catedral está cercado por edifícios permitindo
apenas um acesso público e pago (£ 9,50).
O momento mais marcante na história da cidade ocorreu em
1170 quando Thomas Becket foi assassinado. Na luta entre a Igreja e o Rei pelo
controlo do País terminou com o assassinato de Becket, Arcebispo de Canterbury.
Depois da sua canonização a cidade passou a ser um grande centro de peregrinação.
De volta ao ‘nosso’ bairro no ‘Park and Ride’, reiniciamos o
hastear da parabólica para as notícias sobre a nossa desgraça…
O dia, esse portou-se lindamente, embora frio, o que não
impediu o ‘mulherio’ de se destapar em busca do sol que não sendo forte,
aquece…
P & R ‘’New Dover Road’’– Gps N 51º 15’ 41.0’’ E
001º 06’ 00.9’’ (encerra aos Domingos).
Percorridos: 1.934 km “ (dia 29 km)
Dia 7 – 7jun13 – 6ª feira
CANTERBURY - LONDRES
Uma viagem sem grandes percalços.
Ao entrar em Londres as coisas mudaram um pouco de figura
pois a AE passou a EN com muito trânsito e inúmeras rotundas pequenas.
À chegada ao Camping a pergunta ‘British’: ‘’Tem reserva’’?
Claro que não tínhamos, ainda por cima haveríamos de poder
escolher o alvéolo onde as inúmeras e frondosas árvores não interferissem com a
captação de satélite.
Enormes alvéolos com uma faixa a servir de separador com
mais de 1 metro e tomada eléctrica privativa. As casas de banho 5*.
O preço? No meu caso, por 3 dias £ 39,00 (€ 45,54) - (contra
os + de £ 80,00 dos meus parceiros), já que trazia comigo o ‘Carnet Camping
International’.
Abalamos logo após o almoço para a cidade, sendo que a
estação de comboios fica ali a uns 150 mts.
Um bilhete para 1 dia (não 24 horas) custou £ 8,00 (cerca de
€ 9,50) que permite utilizar os comboios, metro e ‘bus’ – zona 4 -.
Percorremos vários locais já conhecidos e emblemáticos –
Tower Bridge, Westminster, Houses of Parliament, Piccadilly e St James.
De novo de regresso ao Camping que dista 22 km do centro
Londrino.
Percorridos: 2.024 km (Dia 90 Km)
Camping
Abbey Wood – Gps lat. 51.486108 long 000.119855
Dia 8 – 8jun13 – sábado
LONDRES
Sabendo que um velho Amigo de Braga (Prof. UM Miguel
Bandeira) estava a passar o fim de semana em Londres, decidimos o reencontro no
metro próximo do Portobello (Mercado de Velharias), pois realiza-se aos
sábados.
A manhã foi passada na sua companhia e do filho Xavier a
quem o pai havia prometido esta visita a Londres.
Da parte da tarde, revisitamos o ‘enorme e rico’ Natural
History Museam’’ – a Vida na Terra, e a Terra em si.
Após a saída do Museu, dei pela falta do bilhete de ‘metro’…
nada de grave… comprei um bilhete ‘’de ida’’ que me custou £ 6,70 (cerca de €
7,30!)… coisas que acontecem.
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O ''DoDo'' |
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é caso para dizer: 'Fogooo' |
Dia 9 – 9jun13 – domingo
LONDRES
Da parte da manhã ‘arranquei’ com os meus parceiros para
assistir ao ‘Render da Guarda’ defronte do Buckingham Palace. Sempre uns largas de
centenas ou milhar de pessoas… mesmo sem nada ‘combinar’, lá estava o meu Amigo
e o filho… o mundo é mesmo pequeno…
Da parte da tarde, nova caminhada pelo burgo, em torno de
Convent Garden.
Mais um dia agradável ainda que algo fresco.
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muito lixo!!! |
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Alemães que viajam em 'bus/hotal'' |
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novidade para mim: estações de metro como vi em Hong Kong... com portas no cais |
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Catar!!! |
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a Pricesa Diana no 'Harrolds'' |
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Uma 'bica'... € 3,50!!! |
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O ''Je'' reencontra o Amigo Miguel Bandeira e o Xavier, pela 2ª. vez!!! |
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A 'maçã' |
Dia 10 – 10jun13 – 2ª. feira
LONDRES - OXFORD
A meio da manhã rumamos a Oxford. Não sabendo a razão, o Gps
não reconheceu ‘o desvio’ da zona de ‘taxa’ que nos poderia ocasionar multa
pesada. Acabamos por atravessar o centro de Londres de lés-a-lés, no meio de um
trânsito infernal (à esquerda)… mas felizmente acabamos por nos livrar de tal
opção entrando na AE até Oxford onde estacionamos no Park & Ride, do outro
lado da rua do Camping.
O parqueamento num pequeno espaço contíguo ao grande espaço
de ligeiros, custa £ 2,20/dia.
O autocarro para o centro da cidade (3,2 Km) fica por £ 2,40
(ida e volta).
Ainda deu para fazer o reconhecimento ao centro histórico
desta cidade pejada de adolescentes e jovens estudantes.
Percorridos: 2.143 km ( dia 119 Km)
Gps N 51º 43’ 53.1’’
W 001º 14’ 58.5’’
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a travessia de Londres... ''uma seca''!!! |
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estudantes de Oxford |
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As filmagens do ''Harry Poter''... neste colégio... |
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a ponte dos suspiros |
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as 'hortinhas'... |
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O Park & Ride |
Dia 11 – 11jun13 – 3ª. feira
OXFORD
De novo na cidade.
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a 'ponte dos suspiros' vista pela pasteleira |
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vista do exterior da montra |
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o velho mercado |
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para além do fato... sempre uma flor. |
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