De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, novembro 28, 2010

Finalmente

A foto de família...

Dia 27.NOV.10 - Sábado
Saída da ''Mourisca''...
Finalmente voltei a calçar as botas e participei em mais uma caminhada do grupo Naturezas .
Desde Junho que não sentia o frio das serranias nortenhas. Fomos 5. Ali para lá dos Arcos de Valdevez, subimos o estradão ao longo de uma dezena de ''eólicas''. 

Manhã não muito fria, de céu aberto... a primeira hora do percurso deu para aquecer sob os 4 agasalhos que já iam pesando no corpo.
Chegados ao cume, numa linda paisagem de tons outonais, havia que fazer um sinuoso percurso a ''corta mato''... onde as partes de mato viçoso e de picos afiados nos começou a picar as pernas.
Aconteceu-me então escorregar numa pequena cova escondida no metro e meio de altura do matagal... coisa que já não estranho pois acontece-me frequentemente... em geral as quedas são pouco ou nada agressivas, umas risadas e de novo a caminho...
A de hoje, foi um pouco diferente, bem mais penosa... é que a primeira parte do corpo a tocar o colchão de mato, foi aquela que por norma assenta nos sofás... seguiram-se as pernas e de nada me valeu o acolchoado das calças... os ''picos'' eram tantos... e por último... numa tentativa de me elevar num ápice, apoio o corpito nas mãos revestidas de luvas de algodão... minha nossa... nem elas me valeram... de tanta picada... 
Foi assim que me senti de novo ''com pica'' e a vontade de trocar este momento por um cómodo teclar no blog mas sentado no sofá em casa... 
Uns 15 km de ar fresco, muita água a correr por entre veredas e fragas, e... a partilha das paisagens com o gado bovino que pastava e os sempre presentes ''garranos''...
Tudo por entre os Arcos de Valdevez e as zonas raianas de Valença a Cerveira...
Um dia ''duro'' mas imensamente reconfortante.
Outubro e Novembro 2010 - As Novidades!!!
A ''africana'' neste período, rolou de entre Vigo na Galiza e Arruda dos Vinhos.
Em Angeja, por duas vezes paramos para ''reabastecimento'' num reputado restaurante para nos saciarmos com o magnífico Leitão e o vinhito da Bairrada... da primeira vez com o Artur Castro meu vizinho de viagens e na segunda com o casal Manuel Estrela de Pardilhó.
Dá para entender que este período entre maiores viagens serviu para alimentar a ideia de permutar a minha ''africana''?
Tinha cinco anos e meio... uns 110.000 km apenas... 
Levou-me do Cabo Norte até à Guiné-Bissau...
Havia que decidir, pensei, repensei, é que a vida não está fácil e o voltar a ter uma AC nova poderia pôr em perigo as viagens futuras...
Em 2006 em Agadir o Rachid pintou este 'óleo''... uma pena não ter sido numa tela... que desperdício...

esta ''gravura'' de um reputado ''artista'' do Togo... do início de 2009... deixou-me triste o facto de a perder!
Fui a Vigo com ela ver se a trocava por uma ''galega''... mas não deu...
Em Coimbra
apenas a namorei... mas...
Andei por Coimbra onde ''namorei'' esta ''Burstner Solano'', cuja ''garagem me cativou, mas... sempre um mas,... a cama lá no alto... uma indecisão foi-me invadindo...
Fiquei uma noite na bem localizada AS para AC do ''choupalinho'', paredes meias com o Mondego e as Piscinas Municipais - GPS N 40º11'57.68'' W 8º25'44.57'' -.
Claro que antes fui à AS para AC paredes meias com o Mosteiro da Batalha...
Aí conheci o Valdemar Jarrais, parceiro viajante que da Alemanha veio ''matar saúdades'' na companhia da sua companheira Alemã. Interessante saber que vinha de Madrid da ''manifestação de autocaravanas''... 
Aproveitei para visitar amigos de longa data que vivem nesta simpática cidade.
Havia que mudar de poiso... e... uma vez mais, passei pelo Vale Glaciar do Zêzere...
Uma visita ao refúgio das Lameiras... 

Pernoita uma vez mais no pequeno parque de estacionamento de Manteigas, onde há sempre um espaço à nossa espera... sempre sob o ''olhar atento'' da WebCam que enquanto dormimos nos transmite para o Mundo...

Ao acordar... nem é necessário sair... liga-se a net e vê-se como vão as coisas no exterior... 

E porque não aceitar o convite do autocaravanista de longas viagens David Estrela ?
E lá fui ainda na ''africana'' em direcção à Foz do Arelho para conjuntamente com os meus dois vizinhos e consortes ''invadirmos'' a 5ª. dos Estrelas... em Arruda dos Vinhos onde surgiu ainda o ''viageiro'' Manuel Vitorino.
Falamos sobre a ''odisseia'' do casal Estrela e lamentei não os poder acompanhar na próxima aventura autocaravanista até ao Vietnam... não posso... financeiramente falando... terei de me contentar com umas idas a França, Irlanda e porque não à Síria e Jordânia?
E não contente com a magnífica recepção dispensada o David ainda nos brindou com o ''combustível'' da sua lavra... Obrigado David e família.

Cá o Je, o David Estrela, o Artur Castro, o Manuel Vitorino e o Durães...
Finalmente!
Finalmente, uma nova ida a Angeja onde o concessionário da ''Burstner'' me permitiu o acordo para permutar a ''Africana''...
O Centro de Saúde em ruínas... defronte do meu apartamento... no dia da chegada...
E cá podemos ver mesmo defronte do meu apartamento a minha nova casa de campo, de montanha e de praia... 
Querem visitar a ''dita cuja''?
Umas modernices... ''cruisse control'', ''air bag'', frigo automático, mesa longa, ... localizador de GPS...
Já no Furadouro... na estreia, ao lado dos meus vizinhos habituais...
E com as cores do FCP... 

 E por aqui me fico,... até à próxima... viagem...

7 comentários:

Rotiv disse...

Já mudámos!…

Se por um lado nos continuamos a chamar O Blogue dos Manteigas , já o nosso domínio deixa de ser “bloteigas” para se tornar coincidente com o nosso nome http://obloguedosmanteigas.com/

Esperamos que nos continuem a acompanhar na nossa nova “casa” :)

Manteigas no Facebook - http://www.facebook.com/pages/Manteigas/176644615685781

Nova WebCam em Manteigas:
http://www.asestrela.org/webcam/#

majv disse...

Sorte e saude para a gozares bem.
E se eu tiver possibilidades de alguma vez te acompanhar em alguma aventura...cá estaremos
Um grande abraço

Paula Vidigal disse...

Boa sorte para a nova "africana", apesar de eu achar que podia ter uma garagem maior, mas o dono é que sabe...

quem me dera a mim uma nova nos tempos mais próximos...

O que interessa é: boas viagens nela , de preferência seguras!

Que tal uma estreia em Évora? se for o caso até te digo onde ter net à borla...

viajantedecasascostas

kika disse...

Sigo o seu blog à algum tempo por sugestão do meu pai Carlos Carvalho que é um apaixonado por viagem e autocaravanas. Fiquei surpreendida ao perceber que mora ao lado do Centro de Saúde do Carandá, o meu local de trabalho (sou enfermeira).
Realmente é triste ver um edifício de um centro de saúde no estado que está... em ruinas!

Anónimo disse...

Boa noite, Resende

Seja feliz com essa nova casa que me parece maravilhosa.

Um dia destes (ao entardecer deste frio Outono de 2010, passando por Braga, tive o prazer de o ver a sair da Rua dos Barbosas e a entrar na Avenida da Liberdade. Depois, passados alguns minutos, vi-o estacionado junto à estação dos Caminhos de Ferro de Braga.
Parabéns pela escolha que me parece acertada, quer pela beleza da autocaravana, quer pela cor e perfomance da mesma.
Assim, tal como tive o prazer de o ver pelas ruas de Braga (até lhe fiz um aceno a que julgo não ter correspondido), certamente um dia, mais perto que longe, nos encontraremos aí pelas margens da Europa, África ou Ásia.
Estou à espera de me desligar do trabalho para partir....
Um abraço e boas viagens com essa nova «europeia»...
Carlos Carvalho

António Resende disse...

Caríssimo Carlos Carvalho
Caso fora eu... teria buzinado, barafustado até que me apercebesse que alguém me saudava,...
É verdade que fiz todo esse percurso, sendo que a partir da estação dos CF, dou instruções ao meu amigo GPS para me levar por EN... evitando mesmo as ex-scut...
As novas tecnologias instaladas na nova casa rolante, permitem.me saber por onde anda a dita, tenho até acesso ao microfone tipo ''james bond'' instalado... enfim... e um botão ''Panik'' para avisar o meu filho onde estou caso seja vítima de ''assalto''... sempre psicológicamente nos deixa mais tranquilos...
Buzine que não accionarei o botão de pânico!!!
O meu abraço
A R

Abelha Rainha disse...

Que linda que é a "Africana II", se os estofos fossem vermelhinhos também não ficava nada mal... estou a brincar assim estão muito bem!
Muita saúde e sorte para todas as viagens que fizer! Cumprimentos!