De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quinta-feira, outubro 07, 2010

Viajar cá dentro

A ''Casa das Lameiras'' no Vale Glaciar do Zêzere
Dia 5 e 6.OUT.10
BRAGA - VISEU - MANGUALDE - GOUVEIA - MANTEIGAS - Vale Glaciar do Zêzere
Sempre o mesmo quadro de fundo... mas não cansa o olhar... Manteigas.
Quem gosta de viajar, arranja sempre forças e energias para o fazer, seja para fora, ou para ''dentro'' do nosso pequeno país.
Ausente 3 meses de Portugal, fui sabendo que mesmo sendo de um pequeno país, o mesmo estava a ser dizimado por incêndios contínuos que nos empobreciam.
Voltei à Serra da Estrêla já que a do Gerês me fica aqui ao pé e ainda não tive coragem de lá passar para não ficar ainda mais chocado.
Mesmo se os meteorologistas apontavam para mau tempo, já tenho vindo para estes lados com vento, chuva e neve mas desta vez nem na zona de Viseu apanhei o céu nublado.
Saída da A25 em Mangualde, comecei a entender a dimensão ''do desastre'' ocorrido na minha ausência... pois até Gouveia, a paisagem ia do castanho ao negro contrariando a cor que deveria nesta época do ano predominar: O Verde!!!
Entretanto uma nota não deveria passar-me ao lado - a autarquia de Mangualde - neste verão, ''fez obra'' em três das rotundas do percurso.
Rotunda 1
A primeira, de gosto duvidoso, logo à saída da A25... ''um automóvel''... mais à frente... uma outra, de idêntica ''matriz'', umas colunas que nenhum passante sabe o que representam...
Rotunda 2
e por último uma outra com uma certa evocação das ''vindimas''... mas onde predominam as esculturas modernistas...
Rotunda 3! Nesta última viagem vi na Italia e em França rotundas simplesmente belas com videiras alinhadas...
Um pequeno exemplo de como num momento que me dizem ser de ''uma enorme crise'' e as pequenas autarquias, pelos vistos vão tendo dinheiro para estas vaidades saloias... Hajadeus!
Chegado à serra, foi com alegria que constatei que do lado de Manteigas, desta vez, não chegou o fogo... o mesmo não se verificando do lado de Seia.
Fui até ao pé do rebanho que diariamente passa nas margens agitadas do Zêzere... paisagem bucólica que nos enche a ''alma''!
As ovelhas...
No dia do regresso, deu para pacatamente assistir à mudança atmosférica... o sol começou a ser ''abafado'' pelo nevoeiro e a chuva voltou...

Na ''Casa das Lameiras'' no Vale Glaciar do Zêzere fui conversando com as e os caminheiros passantes... não vi nenhum português, ... canadianos do ''Quebec''... que saudades... Suiços... veem de tão longe para apreciar as nossas poucas belezas naturais... e a vontade de fazer o mesmo nos seus países assolou-me...
O nevoeiro... a cair... escondendo Manteigas...
Vamos calmamente viajando ''cá dentro''...
Percorridos: 560 Km

1 comentário:

Anónimo disse...

Olá, Resende.

Anoto, com prazer,que regressado à pouco de uma longa viagem... iniciou outra cá dentro.
Mas o pais muda muito em 90 dias! Tanto a nível do ecosistema como, também, a nível económico e social muito mudou neste curto espaço de tempo.
Este nosso país está cada vez mais anémico! Sofre de uma doença galopante e sem remédio.
Depois dos anos noventa, em que se viveu «à tripa-forra», o país iniciou uma caminhada de dorida corrida para o abismo.
Tenho 57 anos e jamais pensei, em toda a minha vida, ver o meu país a afundar-se como acontece na actualidade.
Parece que estamos no tempo do Eça de Queiroz... quando Portugal também definhava a olhos vistos. Naquele tempo como neste em que vivemos, por uma única razão:a qualidade (ou falta dela) das lideranças aos mais variados níveis.
As maleitas porque passa este meu pobre país tem origem nos lideres que tem. O problema do país está nas lideranças. Mesmo!
O Resende fica admirado pela quantidade de áeas florestais ardidas.Mas sempre foi assim e sempre assim será. Acho que os incêndios se tranformaram numa autêntica industria de uns tantos oportunistas da nossa praça.
São um sinal do país que somos.
Por tudo isto, meu caro amigo, não lhe apetece fazer as malas e partir de novo?
Pelo menos assim não seria testemunha da desgraça em que se tornou este nosso portugalório. Um país de gente vaidosa, invejosa e pindérica.
É por isso que também eu estou cada vez mais próximo da partida:para longe...para outros horizontes!
Abraço do Carlos Carvalho