De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, outubro 10, 2010

Aver-O-Mar de novo!...

Aver-O-Mar... O mar envolto...
Dia 9.OUT.10
BRAGA - VILA VERDE - PRADO - BARCELOS - AVER-O-MAR
A meteorologia acertou nos prognósticos de ontem... a intempérie desabou sobre nós... Hoje, ao meio dia vi o sol brilhar... já não aguento estar ''enfiado'' em casa...
Zarpei a norte, almoçando em Vila Verde. Afinal não fui o único a procurar este destino pois o Presidente Cavaco também por lá terá almoçado e... a seguir... o Presidente do PSD... 
Apontei a ''africana'' para o litoral e arribei ao meu destino favorito de curtas viagens - Aver-O-Mar.
Soube que ''na minha ausência do país'' de Julho a Setembro, a autarquia proibiu (e bem) o estacionamento de AC no imenso largo fronteiro à praia.
Digo ''e bem'', porque antes de partir comentei com alguns ''residentes'' que graças ao seu negativo comportamento, me envergonhavam e que não tardaria a que a proibição chegasse...
A autarquia, entretanto, voltou a restituir o espaço ''a todos os passantes'', e como esperava... com o tempo assim, apenas uma minoria (eu incluído) fruiu o espectacular espaço e o tempo ajudou... a chuva veio apenas durante a noite como eu entendo que deveria ser sempre (perdoem-me os guarda-nocturnos)...
Dormi ao som do ''ribombar'' das ondas e do estralejar da chuva... 
Uma delícia!
Os meus parabéns à Junta de Freguesia de Aver-O-Mar / Nem tudo vai mal neste país!
A ''AC'' do Artur, do cunhado, a ''africana'' e um casal holandês e outro compatriota... mais ninguém... ah... as gaivotas...
Entretanto, recebo um comentário a ''um post'' publicado de alguém que vai espreitando o blog.
Pelo seu interesse e por não fugir ao meu pensamento, aqui deixo o registo.
''Anoto, com prazer, que regressado à pouco de uma longa viagem... iniciou outra cá dentro.

Mas o pais muda muito em 90 dias! Tanto a nível do ecosistema como, também, a nível económico e social muito mudou neste curto espaço de tempo. 

Este nosso país está cada vez mais anémico! Sofre de uma doença galopante e sem remédio.
Depois dos anos noventa, em que se viveu «à tripa-forra», o país iniciou uma caminhada de dorida corrida para o abismo.
Tenho 57 anos e jamais pensei, em toda a minha vida, ver o meu país a afundar-se como acontece na actualidade. 
Parece que estamos no tempo do Eça de Queiroz... quando Portugal também definhava a olhos vistos. Naquele tempo como neste em que vivemos, por uma única razão:a qualidade (ou falta dela) das lideranças aos mais variados níveis. 
As maleitas porque passa este meu pobre país tem origem nos lideres que tem. O problema do país está nas lideranças. Mesmo!
O Resende fica admirado pela quantidade de áeas florestais ardidas.Mas sempre foi assim e sempre assim será. Acho que os incêndios se tranformaram numa autêntica industria de uns tantos oportunistas da nossa praça. 
São um sinal do país que somos.
Por tudo isto, meu caro amigo, não lhe apetece fazer as malas e partir de novo?
Pelo menos assim não seria testemunha da desgraça em que se tornou este nosso portugalório. Um país de gente vaidosa, invejosa e pindérica. 
É por isso que também eu estou cada vez mais próximo da partida:para longe...para outros horizontes!
Abraço do C C
O meu obrigado ao C C pelo seu eloquente e oportuno testemunho e a minha resposta espero ser sempre esta: A Vontade de Partir!.
Dia 10.10.10
O regresso
Pela manhã a acalmia regressou. Mar mais calmo e céu azul.
Uma visita à ''Feira'' de Aver-O-Mar.
Ainda não fiz contas à vida relativamente à última viagem pelo que, comprei um par de calças de ganga por € 7,50!... Um aposentado deve sempre governar os recursos de forma a não ter de entrar ''em recessão'' daí que não deverá seguir as políticas dos (des) governos do país, assim, se em 3 meses se gastam 4 ''reformas'', nos 2 meses seguintes só pode consumir ''metade dessas reformas''!... 
Chamemos-lhe um ''pack'' razoável, aceitável, tragável... saudável!!!
Os montículos de ''argaço ou sargaço'' de Aver-O-Mar
Vivam os meus ''packs''! Abaixo os ''packs'' dos (des)-Governos.
Antes do regresso, uns quinze minutos de conversa com o casal vizinho holandês que dá uma volta a Portugal e gosta desta acalmia e me diz que mesmo não falando muito para além do ''alemão''... vai viajando pelo mundo e com a linguagem gestual se vai dando bem! É esse o pensamento que perfilho... 

Sem comentários: