De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, maio 24, 2019

Crónica de Autocaravanismo Itinerante. Dias 1 a 12 da Rota da Páscoa - 20abr2019.A 1maio19

Crónica de Autocaravanismo Itinerante. Dias 1 e 2 da Rota da Páscoa - 20 e 21abr2019.
BRAGA - Cabaços (Ponte de Lima) - BRAGA

Fim de semana de Páscoa aproveitado para fruir de companhia de 'parentes chegados' com a autocaravana estacionada ao lado da casa.



 

Crónica de Autocaravanismo Itinerante. Dia 3 da Rota da Páscoa - 22abr2019.
BRAGA - Luso - Mortágua - Santa Comba - Tábua - AVÔ - Vide - Teixeira - UNHAIS DA SERRA. 
Rumamos à parte sul da Serra da Estrela com a ideia de pernoitar em Unhais da Serra onde me parece nunca haver passado.
A viagem de acalmia, ocorreu sempre por estradas nacionais com o céu a apresentar-se algo nublado mas em dia quente.







Em Mortágua, paragem para o almoço e muito pequena caminhada na Vila.
Lá no alto da serra sobranceira a Avô, deliciamo-nos com a soberba paisagem verdejante que há um ano atrás havia sido devorada pelo fogo.
A estrada faz-se bem pese as inúmeras curvas e a exceção de uns 3 kms em que o alcatrão se encontrava em mau estado.









 Unhais da Serra









 A vila de Unhais da Serra situa-se na base da vertente sudoeste da Serra da Estrela, num vale glaciar e a uma altitude de 750 metros. Foi incluída no foral atribuído a Covilhã em 1186 por D. Sancho I e, de pequeno lugar passou a sede de freguesia em 1758. Viveu a sua grande época turístico-termal nos finais do séc. XIX e princípios do séc. XX sendo na altura conhecida como "Pérola da Beira" ou "Sintra da Covilhã". 
População: 1369 habitantes
Actividades Económicas: Termalismo, lanifícios, serração de madeiras e construção civil.










O espaço dedicado aos Autocaravanistas é muito agradável.
Percorridos: 355 kms ( Dia 285 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante Dia 5 da Rota da Páscoa - 24abr2019
PAMPILHOSA DA SERRA - GÓIS - MIRANDA DO CORVO
Pela manhã a vontade de sair não era muita. O Vale de lençóis com a chuva convidava à preguiça. Saímos já o meio-dia se aproximava. O destino foi sendo alinhavado no percurso já que nas serranias enxameadas de troncos queimados nos incêndios do ano passado com a persistente chuva e nevoeiro não animaram o desejo de visitas. Ainda encetamos Castanheira de Pêra, contudo as placas que se iam apresentando fizeram valer a ida a Góis onde paramos para almoço e visita.
















Góis situa-se no distrito de Coimbra, na província histórica da Beira Litoral, região do Centro (Região das Beiras), com menos de 2 000 habitantes e banhada pelo rio Ceira.
É sede de um município com 4 260 habitantes. O município é limitado a norte pelo município de Arganil, a leste por Pampilhosa da Serra, a sudoeste por Pedrógão Grande e por Castanheira de Pera, a oeste pela Lousã e a noroeste por Vila Nova de Poiares.
Muita localidade para visitar em futura digressão mas mais para junho/setembro.
Avançamos de seguida para aquela que mais vezes tenho visitado o passar na região - Miranda do Corvo - que em tempos de chuva e ausência de sol me faculta graciosamente eletricidade.
Percorridos: 544 Kms ( Dia 74 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 6 da Rota da Páscoa - 25abr2019
- MIRANDA DO CORVO - - Coimbra - Braga - Ponte de Lima - VALENÇA
Dia com muita chuva ainda que espaçada no tempo.
Paragem para almoço na margem sul do rio Mondego em Coimbra onde encontrei cerca de uma centena de autocaravanas de nacionalidades várias (Espanholas, Belgas, Inglesas, Francesas, Alemãs e claro, em minoria as Portuguesas).










No dia da Liberdade - 45 anos volvidos do 25 de abril, nada vi em todo o percurso alusões ao Evento que marcou a minha geração. Cruzei-me sim até próximo de Gaia por dezenas e dezenas, melhor centenas de 'coletes amarelos, laranjas, verdes e encarnados que provávelmente seguiam para Fátima em busca do almejado 'milagre'.
Em Braga, pequena paragem para depois de um duche revigorante seguir 'a solo' até Valença onde já cansado pernoitarei.
Amanhã se verá pois tenho reencontro agendado com dois AC com quem tenho partilhado curtas ou grandes viagens.
Percorridos: 828 Kms ( Dia 284 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 7 da Rota da Páscoa - 26abr2019
- Valença – Ourense (Esp) – LUGO – Ribadeo – VEGADEO
Dormi mal em Valença. Talvez o local que me parecia sossegado (e é) pecou pelo muito movimento automóvel toda a noite. Logo dormirei melhor certamente.
Rumei a norte passando por Ourense indo até LUGO onde me aguardava o Amigo de Alcobaça Artur. Com ausência de chuva, valeu a maioria do percurso ser efetuado por Autovia grátis.





































Após o almoço, depois de breve visita ao Centro Histórico da já conhecida cidade, ainda exitamos pela pernoita no grande espaço ASA para Autocaravanas, contudo como temos o outro Artur ali para os lados de Gijon, optamos por encurtar a distância e avançar até Ribadeo. Equacionadas os vários locais onde pudéssemos pernoitar mas como a liberdade nos permite continuamos uma dúzia mais de kms e fomos parar a mais pequena localidade de nome VEGADEO que ainda não conhecia.
Feita a pequena visita em redor do centro chegamos à conclusão que seria bom local para passar uma noite tranquila.
Percorridos: 1.163 Kms ( Dia 335 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 8 da Rota da Páscoa - 27abr2019
VEGADEO - LASTRES
Pelas 22h de PT uma jovem que passeava o 'perro' bateu-me à porta. Que seria melhor passarmos as AC para o 1º Parque para não nos acordarem pela manhã por virtude de ser dia de Feira! E foi!
Após pequena ida ao 'Dia', rumamos à Autovia que vinda de Corunha vai até Bilbao.
A Autovia acompanha toda a Costa Cantábrica e para evitar as elevações e curvas, segue por viadutos e túneis. As partes a céu aberto são magníficas repletas de verde, florestas e prados que descem encostas. Não é por acaso que chamam a esta região Costa Verde.
Chegamos ao ponto escolhido para destino de hoje ainda mais era aqui que nos esperavam os parceiros de outras viagens (A Emília e o Artur).
Assim sendo, daqui em diante seremos 3 as AC a prosseguir viagem.

























A igreja local estava repleta pelo que aproveitei para ingressar no seu interior no final das cerimónias. Como já me habituei, as igrejas antigas em Espanha são um manancial de riqueza, quer nas magníficas talhas quer nas 'vestidas' imagens.
E depois... a pé, a descida acentuada até ao Porto de mar onde me sentei num banco sob um sol fugidio ou encoberto por finas nuvens e me deixei passar pelas brasas apenas com a ondulação como pano de fundo. Uma delícia. Uma espécie de cesta acordada com os acordes do mar a não me deixarem adormecer!
Em dia de fim de campanha eleitoral e com as eleições a decorrer amanhã, por certo que teremos uma noite bem calma por estarmos em terra de agricultores e pescadores.
Percorridos: 1.341 Kms ( Dia 178 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 9 da Rota da Páscoa - 28abr2019
LASTRES - RIBADESELLA - LLANES
Ribadesella - em plenas Astúrias foi acedida pela EN. As paisagens são idênticas às da Autovia e os caminhos de Santiago do Norte atravessam o concelho de este para oeste.Não é tão monumental como o caminho Francês mas mais paisagístico e natural. Entre as montanhas e o Mar Cantábrico, podemos disfrutar de irrepetíveis panorâmicas. Paragem em Ribadesella para visita onde fomos entendendo a história da cidade que palmilhamos através das suas ruas e casario.













Esta encantadora vila marítima assenta num amplo estuário.De um dos lados, ao pé de uma encosta escarpada rematado com uma igreja fica o velho porto, cheio de tascas; do lado oposto é a zona de veraneio. Nos confins da vila, encontra-se a ‘’cueva de Titto Bustillo , rica em estalactites mas mais conhecida pelos vestígios rupestres descobertos em 1968, alguns dos quais tem uma antiguidade de 18.000 anos, incluindo representações de veados e cavalos em vermelho e negro.
Não foi desta que visitamos por nos haver sido dito que em dia de eleições estaria encerrado.
Aqui ocorreu o almoço no Parque de estacionamento contíguo à ASA por esta dispor apenas de meia dúzia de lugares.

























Prosseguimos desta vez pela Autovia por ser mais plana e nos proporcionar as mesmas paisagens junto à costa.
LLanes Aqui, já em outros tempos visitados, apontamos para ASA paga onde o automatismo do espaço não era nada fácil.
Um pouco distante do centro citadino, para lá caminhamos.
Uma cidade/vila muito pitoresca onde os seus canais encantam pela sua localização e no porto os ‘cubos pintados’ de proteção do porto lá estavam, contudo com as fortes cores apreciadas em tempos idos se encontravam já muito deslavadas.
Quer eu quer os 2 Artur apresentamos sintomas de gripe, constipação ou alergia. Incómodo quanto baste contudo não nos demove de prosseguir viagem.
O tempo com sol em céu limpo não é lá muito famoso pois um pouco de vento frio (estamos próximo dos Picos da Europa) faz com que apenas se esteja bem ao sol.
Aqui ficaremos esta noite.
Percorridos: 1396 Kms ( Dia 55 Kms )

Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 10 da Rota da Páscoa - 29abr2019
LLANES – San Vicente de La Barquera – Puente San Miguel – SANTILLANA DEL MAR
Noite bem passada depois de haver bebido um chã de casca de limão com mel. Remédio quase santo.
San Vicente de la Barquera
Retomar da viagem de novo pela Autovia, até San Vicente de La Barquera, cujo porto pesqueiro se situa ao longo da margem da ria que se estende ao comprido da bonita localidade. 
À chegada a magnífica imagem de fundo: A neve nos montes vizinhos como pano de fundo, algo maravilhoso. Visitamos os ícones da terra, as muralhas e a igreja românico-gótica de ‘’nuestra senhora de los angeles’’ que infelizmente estava fechada.
Os meus Amigos decidiram-se pela ida ao restaurante e nos entretantos almocei no meu restaurante itinerante.
Dali o destino intermédio seria uma outra localidade
Puente San Miguel
Aqui chegados, notamos que o que cá nos trouxe foi o sabermos que existia ASA para autocaravanas. Serviria como boa alternativa para daqui através do comboio visitarmos Santander caso lá o estacionamento estivera repleto.
Mais uns 4 kms e chegaríamos à já agendada Santillana del Mar cujo nome nos poderia levar ao engano pois aqui, mar não existe.




San Vicente de La Barquera


















Santillana del Mar
Toda a pequena localidade dispões de estacionamento vário mas pago. Optamos por um gracioso espaço de terra batida e arborizado não muito distante e dali caminhamos por aquela que os entendidos dizem ser uma das cidades mais belas de Espanha, opinião que não partilho.
Contudo, o seu conjunto de casas de pedra do séc. XV ao XVII, conserva-se razoavelmente intacto. pesar das inúmeras casas viradas para o turismo. A cidade cresceu em torno da românica Colegiada, mosteiro que foi um importante centro de peregrinação. A igreja nos pareceu encerrada, talvez por estarmos numa 2ª. feira e consta que na mesma jaz num túmulo santa Júliana, mártir local de começos da Idade Média e contém um retábulo pintado do séc. XVII.

















Nas ruas centrais empedradas, sucedem-se as casas da nobreza local com galerias de madeira ou varandas de ferro e escudos de armas nas suas fachadas de pedra.
Percorridos: 1.477 Kms ( Dia 81 Kms )


Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 11 da Rota da Páscoa - 30abr2019
SANTILLANA DEL MAR - SANTANDER
Na viagem mais curta deste périplo, nada de especial a registar. A Autovia próxima do mar cantábrico e a chegada a Santander.
Nas bifurcações da Autovia, perdi-me dos meus parceiros de viagem. Nada que o Gps rapidamente viesse a resolver pois as coordenadas da ASA estavam registadas.


O magnífico espaço, situado numa recente e enorme zona verde dispõe de 24 lugares apenas para tanta procura. Conseguimos instalar-nos e de imediato, a pé, percorremos o percurso até à praia das 'sardinheiras' que dista do local cerca de km e meio. Por detrás do estádio situa-se uma paragem de autocarros que dali nos podem levar ao centro da cidade.






















Voltamos 'ao nosso bairro' para almoço.
Da parte da tarde, decidido subir a encosta contígua por sabermos que lá se situava um funicular. Pois bem, por detrás dum pequeno campo desportivo lá estava o dito cujo que desce a íngreme encosta e finaliza em 3 tapetes/escadas rolantes que nos levam facilmente ao centro da cidade.
A habitual caminhada pelas ruas centrais e o regresso pelo apetecível funicular.
à chegada, o espaço estava repleto.
Percorridos:1.517 (Dia 40 Kms )
Crónica de Autocaravanista Itinerante - Dia 12 da Rota da Páscoa 
- 1maio2019 - SANTANDER
Aniversário do Artur Castro
Iniciei a manhã com caminhada até à praia do ‘Sardinheiro’ – ‘’El Sardinero’’, cuja marginal percorri passando no majestoso Casino de Santander (1916) e continuando até à península da Magdalena, sempre pela Avenida Rainha Vitória, onde se situa o Palácio com o mesmo nome. 








Casino



Este Palácio, já foi pertença dos Reis de Espanha, contudo com a morte de Franco, o Estado decidiu recuperar todo o espaço pagando um valor bastante chorudo e mesmo assim o Rei Juan Carlos fez questão de reservar alguns quartos para quando pretenderem ficar na cidade. 





O espaço com cerca de 25 hectares é uma área privilegiada com vistas fantásticas em seu redor. O Artur Rosa que me acompanhou optou pela volta à pequena península no ‘combóiinho’, não o fiz pois continuei a caminhada até ao alto fazendo a visita guiada ao Palácio o que ele não pode fazer pois o dito combóio apenas fazia o circuito.











Não se tratando de Palácio com idade considerável (a sua construção é de 1908 a 1912 ) foi o mesmo construído com contributos da população.
Finda a visita ainda deu para apreciar os enormes ‘tanques’ com água bombada do mar onde se rebolavam lobos marinhos, focas e meio escondidos os pinguins.








No regresso pedestre voltamos a apreciar nas praias a execução de um jogo bastante popular nestas bandas a que chamam de ‘’palas’. Jogo a 2 ou a 4, munidos de raquetes e de bolas de ténis, atiram as bolas para os competidores do outro lado com rapidez o que o torna um exercício físico interessante.
Chegada para almoço com 10 kms caminhados.
Da parte da tarde, nova ida ao Centro Histórico desta vez com toda a equipa, optando pelo autocarro que sai junto ao estádio até à parte central da cidade (€ 1,30). 







Um dia agradável com a parte final a comemorar o Aniversário Natalício do Artur Castro.




Sem comentários: