De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, março 04, 2015

Viver Já!

28fev e 1mar15 - sábado e domingo
VILA DO CONDE
Viver Já
O cizentão do tempo, não ajuda muito. Melancólico, vou mesmo assim arrumando as ideias.
A breve trecho a Primavera servirá como um novo alento.
Haveria de sair de novo ainda que por perto e por pouco tempo como que para ganhar balanço para novas paragens.

- ''Cada um de nós tem a possibilidade de desfrutar da vida com um espírito são. No dia a dia, deixamo-nos afectar com demasiada facilidade por tudo o que nos acontece de menos bom, pelo ambiente que nos rodeia, e pelas opiniões dos outros. E atormentam-nos a mente. 
Está em nosso poder não estar constantemente a evocá-los. 
O que está nas nossas mãos resolver, assim o faremos. O que não está, não adianta nos massacrarmos com isso. 
A nossa mente está sempre ocupada com algum tipo de pensamento. 
Porque não poderá ser com pensamentos bons, se estamos num momento de ócio? 
Quantas vezes já desperdiçámos horas e dias inteiros de lazer, devido à nossa ansiedade por preocupações que não estão nas nossas mãos resolvê-las naquele momento, ou devido a acontecimentos que terão lugar mais tarde?


É um desperdício não desfrutar de tudo o que de bom possamos ter à mão neste momento em troca de algo que está ausente. 
Imaginem o quanto estão a perder se não tivessem a possibilidade de as desfrutar. ~
Aí estão, à vossa espera, como presentes por abrir, e que se mantêm fechados enquanto persistem em pensar no que vos perturba de momento. 
Afinal de contas, a maior parte das coisas que se passa à nossa volta é fugaz, passam rapidamente e desaparecem. 
Se nos deixarmos levar por toda e qualquer circunstância, como um barco sem rumo, cada vez teremos maior dificuldade em nos centrarmos em nós próprios e perseguir o que realmente gostamos de fazer. 
Muito lutámos para termos tudo o que de bom alcançámos. 
O tempo nunca chega para realmente usufruirmos das pessoas que amamos e de todos os pequenos e grandes prazeres da vida. 
Não é uma loucura abrirmos mão de tudo isso, constantemente, devido a uma preocupação que terá o seu tempo próprio para se resolver? 
As coisas boas da vida estão aí, à nossa espera. Não adiem mais as vossas vidas. Vivam já.''
Sophia de Mello Breyner Andresen.
 Muito obrigado Grande Sophia. Seguirei os teus sábios pensamentos.
Apesar das incertezas do futuro, irei despegar-me dos mêdos e inseguranças e render-me ao 'destino' aceitando o inevitável.
Há que saborear os pequenos momentos agradáveis e viver sentindo e valorizando os pequenos nadas.
A Primavera se encarregará de nos dar novo fôlego.


Sem comentários: