De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sexta-feira, outubro 05, 2012

Rumo à Floríade - Holanda - Dia 22 de viagem BRUXELAS-/-BRUGGE

Atomium - Bruxelas
Dia 22 de viagem - 22.SET.12 - Sábado
BRUXELAS - BRUGGE (Bruges)
pela manhã, acordamos nesta acalmia... 
à volta do estádio... wc para senhoras e uns originais ''mictórios'' para eles!!!
a parte central do _P_ do estádio...
arborizado... alcatroado... e gradeado... com portões abertos... 
os camiões TIR eram aos magotes...
uma foto tirada do exterior.
espaço enorme e próximo de tudo.
Pela manhã, havia de contornar o parque para aceder ao vizinho Atomium.
A chuva mesmo sendo ténue, demoveu-nos na visita já que a vista da cidade estaria prejudicada.
O Atomium foi construído em 1958 em Bruxelas no âmbito da Expo 58.
Com 103 metros de altura, o Atomium representa um cristal elementar de ferro ampliado 165 bilhões de vezes, com tubos que ligam as 9 partes formando 8 vértices.
As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros.
As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panorâmica da cidade.
Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança.
As esferas de ferro com cerca de 18 metros de diâmetro estão ligadas por tubos com escadas no seu interior com um comprimento de cerca de 35 metros.
As janelas instaladas na esfera do topo oferecem aos visitantes uma vista panoramica da cidade.
Outras esferas têm exposições sobre os anos 50. As três esferas, às quais só se tem acesso por tubos verticais, estão fechadas ao público por razões de segurança.
Em março de 2004, começaram as reparações no monumento, com a substituição das folhas de alumínio já gastas pelo tempo. Para ajudar no financiamento das obras, as velhas placas de alumínio foram vendidas ao público como lembrança. O Atomium esteve fechado ao público até janeiro de 2006.
Dada como concluída a visita a Bruxelas, rumamos à também já conhecida e bela cidade de Brugge (Bruges), classificada como Património Mundial.
Aquando da minha visita em trabalho ao ''Parlamento Europeu'', fez no dia 1 de Maio 26 anos, como se tratava de dia feriado, aceitei sugestão de funcionária portuguesa da então CEE para de comboio me deslocar a Brugge pois se trataria de uma cidade encantadora e a somar a isso se realizava o desfile alegórico com grande parte da população flamenga vestida com trajes de há séculos. 
Nunca mais voltei a assistir à grande procissão do ''Santo Sangue'' que se realiza no Dia da Ascensão, e nesse ano coincidiu com o 1º de Maio.
Sempre que passo na região, uma nova visita faço e já vou na 6ª...
Desta vez, sendo fim de semana, os dois _P_ preparados como AS para AC encontravam-se repletos e o seu custo (€ 25,00/24h), levou-nos a procurar estacionamento ali bem perto junto ao canal que ladeia as muralhas da velha cidade. Incrível, mas verdade... é grátis...
Mais uma visita à tão agradável cidade.
Mesmo se em dias de semana os turistas abundam, no dia de hoje a cidade encontrava-se invadida por forasteiros de várias origens.
As muitas ''carroças'' puxadas a cavalo, os barcos a circular pelos canais, dão à cidade monumental um ambiente bem interessante.
É claro que o dia ensolarado serviu para amenizar a temperatura.
o velho mercado
canais com barcos pejados de turistas





Após realizado o circuito pedestre, chegamos de novo à praça principal onde um enorme camião ''Tir'' se encontrava estacionado.







as pastelarias abertas... convidavam... inúmeros manás de guloseima...

Um curioso e fora do comum marciano...













Começamos a escutar um concerto de ''carrilhão'' que não vinha dos torreões...

A agradável e estridente melodia jorrava precisamente do camião ''Tir'' holandês e estava anunciado nos cartazes de atividade cultural da urbe para esta tarde.
Fiquei a saber que será uma unidade móvel holandesa que percorrerá inúmeras cidades europeias.
Um sofisticado camião musical.
na parte central, a organista tocava lindíssimos acordes

uma autêntica bomba musical



Quando a noite chegou, mudamos de local. Avistamos na parte interior do canal uma AC holandesa com ''ar'' de se preparar para lá passar a noite.
Copiamos o gesto e foi lá mesmo que pernoitamos a custo zero.

Percorridos: 3.567 Km (Dia 112 Km)
Gps N 51º 12' 39.2''  E 003º 14' 25.7''

1 comentário:

Berço do Mundo disse...

Gostei da máquina do sr. alemão e do cristo moderno.
Um bom restinho de domingo

Abraço da Ruthia
http://bercodomundo.blogspot.pt/