segunda-feira, julho 02, 2012

A caminho de Berlim - Dia 14 a 17 de Viagem - BERLIM

O condutor e + 6 a pedalar... é assim em BERLIM
Dia 14 – 28.JUN.12 – 5ª. Feira
LEIPZIG – BERLIN
Manhã quente com céu de nuvens brancas. O percurso fez-se pelas magníficas e gratuitas AE Alemãs, mas… nunca sabemos o que é preferível já que na parte final do percurso, um engarrafamento monstro fez-nos “marcar passo”… estamos para saber do porquê…
Já a uns 10 Km da cidade de Berlim, numa zona complicada de marcações no piso segui pela opção esquerda e os meus amigos pela direita… nada grave… pelo “rádio” despedidas aos parceiros… até ao local referenciado no Gps.

Aí chegados verificamos tratar-se de AS vedada e repleta de AC.
Instalados, logo após o almoço, avançamos a pé para a estação de Metro próxima. Adquirimos bilhetes de ida a € 2,30, deixando para amanhã a versão de 1 bilhete/dia por € 6,30.

Finalmente - A porta de Bandeburgo!
A saída na Porta de Bandeburgo, uma imponente construção neoclássica que é coroada por escultura de 6 mts de altura que representa a quadriga romana conduzida pela deusa romana Vitória. Pena toda a sua envolvência se encontrar ocupada por uma dúzia de viaturas das TV para cobrir a efeméride do Euro 2012 na Polónia ou seja o jogo Alemanha/Itália.~

Às cinco da tarde já barreiras policiais cercavam os acessos para “filtrar” a multidão de berlinenses que afluíam ao parque para assistir ao jogo em painéis gigantes. Muita animação, muita cerveja… comes e bebes sem conta nem medida… até foguetes iam lançando mesmo sem saber qual seria o resultado.
sem comentários

Berlim é a capital da cidade e um dos dezesseis estados da Alemanha. Com uma população de 3,4 milhões dentro da cidade, Berlim é a maior cidade do país. O melhor meio de conhecer a cidade para quem está a pé é de metro (U-Bahn), que cobre praticamente todos os bairros. Compre o bilhete e valide ao entrar na estação. Não existem barreiras nas estações de embarque, e a tentação de viajar sem pagar pode surgir, no entanto existe uma fiscalização atenta, e se a pessoa for apanhada a viajar sem bilhete terá que pagar uma pesada multa. Com aproximadamente €,002, pode-se circular durante duas horas, quantas vezes se quiser, nos autocarros, metros e combóios espalhados por todos os cantos da cidade.

Reichtag
tal aparato vi em Moscovo... em Berlim... para ver o futebol na tv... é assim.

Não contribuímos mais para aquela parafernália de gentes sarapintadas de amarelo, vermelho e negro… as garrafas já haviam começado a ser deixadas e partidas em qualquer sítio…  aproveitamos para num guichet próximo fazer a inscrição/reserva para visitar o novo edifício do Reichtag, onde se reúne o Bundestag (Parlamento Alemão). Agendada a visita para as 20,15h locais.

Catedral “Berliner Dom”

Para fazer tempo, percorremos a pé enorme avenida até à Catedral “Berliner Dom” que não visitamos pelo seu acesso de custo elevado. Passamos próximo da  Bundestag  Fernsehturn (torre de televisão) – chamada de “palito” pelos locais - , com os seus 365 metros de altura é a segunda construção mais alta da Europa.

Regressamos à Porta de Bandeburgo para a visita agendada edifício do Parlamento cuja visita recomendamos, diria até, obrigatória, ainda mais por disponibilizarem audioguias em Espanhol.

um vídeo elucidativo

o novo edifício do Reichtag, onde se reúne o Bundestag (Parlamento Alemão)

SIM... a chuva cai neste ''funil''

O regresso antes do fim do jogo pois a estação do Metro aquela hora estava deserta. Acontece que com tanta acalmia nos perdemos na super complicada Estação de Combóios e Metro de Berlim Haupt-bahnhof e uma vez mais constatamos que de uma forma geral é complicado pedir informações aos locais… nem Inglês e muito menos Francês se lhes saca uma palavra.
Apesar das dificuldades lá conseguimos embarcar e seguir até à Estação de nome FRIEDRICHSTRABE de 1882 que foi estação fronteiriça entre as duas Alemanhas de 1961 a 1990, e daí de Metro até à AS.
À chegada perante um silencio geral entendemos que as coisas do futebol não estavam a correr bem com a Itália… impressionante o rosto de pesar que invadiu as faces que passavam nos transportes públicos… e a Itália a essa derrota levou.
Mesmo assim foram soando no ar deflagrações isoladas de foguetes…
AS para AC: Gps N 52º 32’ 17.7”  /  E 013º 22’ 20.0”
Percorridos: 3.140 (Dia 200 Km )
o “Checkpoint Charlie”
Dia 15 – 29.JUN.12 – 6ª. Feira
BERLIN
Manhã quente e sol entre abertas. Calção vestido que os “jeans” são quentes… Uma garrafita de água fresca de 0,50 lt custa-nos € 2,00… na estação de Metro a compra na “machine” de passe de 1 dia por € 6,30 válido para todos os transportes públicos (Metro, eléctrico e autocarro).

onde o turismo impera... há sempre quem faça dinheiro fazendo nada...

''Elas''... as ''lindinhas'' estão em todo o lado...
Nada de correrias… calmamente… a saída na Alexander Platz para ver a Kaiser-Wilhelm Gedächtniskirch  igreja neo-românica em ruínas que simboliza a imponente capacidade de destruição da segunda guerra mundial.
a parte delimitada de Berlim...

as bicicletas por todo o lado... em Berlim

no Metro... o cachorro e a bicicleta são admitidos...
ganhar a vida... também custa em Berlim.
às costas o gas... na frente, a cozinha e zona de vendas...
Uma das visitas a não perder pelo seu simbolismo, foi o “Checkpoint Charlie”, o famoso posto fronteiriço entre o lado Americano e o Soviético. Entre 1961 e 1990 o ponto era o único posto fronteiriço para estrangeiros entre Berlin(m) Leste e Oeste. Representa o simbolo da liberdade e separação para muitos Alemães de Leste que tentaram fugir do comunismo soviético. Hoje apenas resta uma réplica da torre de vigilância.
De metro, seguimos para a Fernsehturn (Torre de Televisão), a fila de espera levou-nos a pensar a visita no dia seguinte.

a ''torre'' sempre presente em toda a Berlim

na parte ''Leste''... defronte da AS para AC... as parabólicas marcam a diferença...

''taipais nas obras''...

O calor aconselhou o regresso à AS para o almoço. No final e já tarde dentro nova incursão desta vez à Rua Bernauer Strasse onde se mantém parte do antigo “muro da vergonha”.

Rua Bernauer Strasse onde se mantém parte do antigo “muro da vergonha”
eu meço 1,80 mts... e haviam várias malhas intermédias...

Ao anoitecer, o calor deu lugar a céu negro, faíscas e trovões seguidos de umas fortes bátegas de chuva.
Dia 16 – 30.JUN.12 – Sábado
BERLIN (BERLIM)
a este, sim! chamo-lhe Alemão à séria...
Depois da tempestade, o amanhecer com nuvens densas embora de ar quente.
perdemos 5 minutos a apreciar as ''manobras Alemãs''... td automático...
fomos ''a butes'' para o centro de Berlim, mas estes Alemães... foram de Smart...
um Bar
''okupas''?

Sinagoga de Berlim
Bear - Bike...
Todos pedalam... e... todos bebem... ao pedalar...

as ''carteiras'' Alemãs...

Saímos a pé até à Torre da TV onde os meus amigos seguiram o seu caminho por acharem que a fila de espera lhes não agradava.
2 em 1?

Na minha mente havia criado a ideia da visita e foi isso que fiz.

A espera não foi assim tão longa, uns 15 minutos que depressa passaram.

O custo da subida aos 203 mts mesmo se acima desse patamar ainda estão 4 mts do Restaurante giratório e mais 161 mts de antena. O custo da subida foi de € 12,00.

Adquirido bilhete de 1 dia de Metro, regressei à AS para almoço.
Saída em Alt Mariestad e retoma do Metro.
Alt Mariestrad em Berlim... à saída do Metro.
Já a meio da tarde, saí para percorrer a linha de Metro U2 até ao Estadio Olímpico.
Kaiserdamm
De volta resolvi fazer ¼ da linha de circulação urbana S41 que contorna os subúrbios da enorme cidade.

O estádio Olímpico
jogo da petanque... em Berlim
O Palácio

Ainda deu para a pé passar na Charlotte Platz para dar uma olhada ao seu Palácio.

Para fechar uma breve passagem nas Portas de Bandenburgo para ver se captava imagem sem a parafernália das viaturas das TV, mas não deu, pois ainda lá continuam, quem sabe para amanhã a Praça se voltar a encher para ver o jogo do Euro 2012.

Um dia preenchido e com a noção de que terminada esta visita a Berlin (m), soube a pouco, mas fez-se o possível pois a cidade é de uma dimensão tal que nem pensar visitar Museus já que eles são muitos… basta dizer que com a reunificação, Berlim ficou com dois jardins zoológicos…
Curiosidade: As cerejas por cá são caras, comparativamente com as nossas mesmo se são mais rochunchudas… nada menos que € 5,00 a € 12,00 o kilo!
Custo da AS para AC: Até 30.JUN - €18,00/dia (duche e eletr. + despejos incluídos.

Os meus vizinhos Italianos... foram TODOS para o centro em bicicleta.
Dia 17 – 01.JUL.12 – Domingo
BERLIN (M) – DRESDEN
na despedida de Berlim...
Depois de um início de noite de trovoadas e chuvas fortes, pela manhã o sol surgiu envergonhado por entre as nuvens.
Imagem 1 - nunca tal vi... e ia a mais de 100 km/hora
Constava e consta no nosso programa de viagem a passagem por Dresden (antiga Alemanha de Leste).
Sempre por boas auto-estradas que na maioria do percurso tem 3x3 pistas. Muitos “troços” em obras.
um Alemão hiper simpático... mostrou-me feliz a ''sua máquina''...

impecável...

as bicicletas... e o ''merendeiro''... vão atrás... sob a ''capota''...
Uma pequena paragem numa área de descanso onde já lá estava uma mini-camioneta dos tempos de carqueja que nos havia ultrapassado a mais de 100 Km/hora… impressionante…
Dresden

Todo o percurso sem chuva e com o ambiente abafado, até chegarmos ao Parque indicado para AC a 200 mts do centro histórico de Dresden (cidade com meio milhão de habitantes).

brinquedo para turista

Um ''cristo'' não muito católico...

Avançamos a pé para o centro histórico, do outro lado do rio e a chuva recomeçou. Permitiu contudo que a imaginação nos transportasse ao tempo em que “os aliados” (EUA e Inglaterra) destruísse todos estes monumentos e como a Alemanha os vai gradualmente reconstruindo, mas, claro sem muita da riqueza original.

Havia que assistir ao jogo de futebol – Final Euro 2012 -  (excepcionalmente já que não ligo patavina ao futebol). Acontece que o magnífico parque onde estamos de tantas árvores frondosas inviabilizou por completo o acesso ao satélite.

Lá como cá... um batalhão de Polícia para acompanhar visitantes consulares

fui limpar as ranhetas ao ''puto''...

Um ''segurança'' à maneira
No enorme Parque vizinho, estava instalado um ecrã gigante, dispondo de vários bares onde a assistência comia  e bebia cerveja, claro.
quem seria o Vip?

Os jogos do Euro 2012
Ao intervalo, rumamos à “nossa casinha” para ver a parte final do jogo mas por TDT Alemã.
AS para AC: N 51º 03’ 23.5”  /  E 013º 44’ 33.2” (P € 14,00 + Elet: € 4,00 + Descargas ?)
Percorridos: 3.337 Km (Dia 197 Km)