De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

domingo, junho 03, 2012

Viajar de novo - Os preparativos

Dia 2.JUN.12 - Sábado
Rumei ao litoral, uma vez mais, em dia ''embrulhado'' e algo chuvoso.
Ao chegar ao mar... o céu abriu-se para ainda se poder fruir uma réstia de sol.
A antena wireless a ser testada... Aprovada.
A viagem não podia ter decorrido de melhor forma. Como o céu estava cinzento, na estrada contavam-se pelos dedos das mãos as viaturas que circulavam, contra o que nesta época do ano é habitual...
Aberta a janela de teto para testar a antena wireless. Teste superado. Net com 5 barrinhas...
Há que aproveitar para preparar a viagem a Berlim. Quanto à internet irei apetrechado devidamente.




A tarefa de ir utilizando marcadores coloridos nos guias dos países a percorrer para sinalizar pontos de interesse.
No ''Google'' avistamos os 3 locais de estacionamento e pernoita em Berlim, ou seja, temos 3 alternativas, sendo que a que procuraremos em primeiro lugar se situa próximo do centro da cidade.
Adquiridos 2 apoios interessantes para uma viagem em Autocaravana - 2 Guias da American Express - um com circuitos pela Europa e outro incidindo apenas na França. Um manancial de sugestões para viajar descansado e aproveitar para visitar os locais mais belos.
No final de dia, o céu voltou a ficar coberto de intensa neblina e uma chuva miudinha refrescou o ambiente.

Dia 3.JUN.12 - Domingo
A caminhada após o almoço foi feita pelas ruas interiores da Póvoa de Varzim.
Vivenciamos um evento de que gostamos. Percorrer uma  mão cheia de ruas ''atapetadas'' de pétalas de flores, de serrim pintado...
Por estes tapetes passaria no final da tarde a Procissão da ''Srª do Desterro''.
Gostaria saber a razão de darem tal nome à Santa. Vejamos o dicionário:
desterro |ê| 
s. m.
1. Expulsão da pátria ou da terra onde se reside.

2. Lugar para onde vai o desterrado.
3. Exílio, expatriação.
4. Lugar ermo, onde se está muito a desgosto.

Valhamedeus!
Emblemática pelos tapetes floridos que cobrem algumas ruas da zona norte da cidade, a festa terá o seu ponto alto pelas 16h00 com a Grandiosa Procissão. 
Esta é composta por seis andores, acompanhada pela Banda Musical e pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Varzim.
As festas em honra de Nossa Senhora do Desterro revestem-se de grande importância, sobretudo para a comunidade piscatória, particularmente devota desta santa.





Os ''anginhos''...
''escultura em areia pintada''...
panquecas e outras iguarias...

A igreja...
os ''andores''
o ''altar-mor''
o ''balão'' + foto com o ''Nody'' por € 5,00!
os mais belos, são os de flores...
as melhores ''colchas'' vão para ''a sacada''...
na praia, um dia de verão quase perfeito...
3 jovens candidatam-se a detentoras de cancro de pele...
muito embora o vento se não notasse, os toldos imperam...
Antes de regressar, uma olhada ao calendário do ''Tour de France 2012'', já que gostaria de pelo menos assistir a 1 etape nos Alpes e outra nos Pirinéus... a ver vamos...
E para terminar o dia, a notícia de que a Revista VIAJAR em autocaravana (tiragem 30.000 ex.) que é editada semestralmente, vai publicar duas pequenas viagens deste blog.
E... assim... se passou um agradável e económico fim de semana.

1 comentário:

VagaMundos disse...

Contnuação de boa preparaçao da viagem de Verão e Parabéns pelas publicações na revista Viajar em autocaravana!
Abraço