quarta-feira, abril 11, 2012

Evasão pascal 2012

Jardim Botânico de Coimbra
Vai sendo um salutar hábito, evadir-me por uns dias neste período.
Desta vez, partilhamos a pequena viagem com um simpático e interessante adolescente.
Assim, e após umas breves dicas sobre as tarefas de um ''pendura'' ou melhor, de um ''co-piloto'', iniciamos a viagem em mais um dia soalheiro embora frescote.
O relato da viagem será partilhado pelo JNunoG de 14 anos de idade, que fez questão de dizer que daria o seu contributo.
Dia 1 - 6.ABR.12 - 6ª. Feira
BRAGA - ÁGUEDA - CARAMULO - TONDELA - COIMBRA
Próximo do Caramulo, passagem pelas densas matas...
Traçado o plano de viagem, sempre por estradas nacionais, rumamos a Àgueda onde almoçamos, prosseguindo pela tortuosa estrada recentemente trilhada até ao Caramulo.
Um Benz bem antigo
Caramulo
''Introdução
Desafiado pelo meu fiel Amigo António R. a passar 4 dias (3 noites) a bordo da sua autocaravana, com um itinerário diverrso, Aceitei o desafio com todo o gosto, pois achei interessante viver numa autocaravana e assim, aproveitaria o tempo restantes das minhas férias.
O ''Bugati'' que atraíu a atenção do JNunoG... lembrou-se que seria bom para a prima Mariana
Saímos de Braga a meio da manhã, com tempo ameno, com rumo ao Museu do Caramulo, um museu misto, de Obras de Arte e carros clássicos.
Linda... achou o JNunoG
Durante a viagem, fui-me habituando ao ambiente e às minhas funções de co-piloto, sendo uma delas o manuseio do Gps.
Paramos para almoçar em Àgueda, após uma viagem um pouco longa.
A visita ao Museu do Caramulo, decorreu durante o início da tarde.
Gostei muito da parte dos automóveis clássicos, cujas idades remontam aos Séc XIX e XX.
Alguns são únicos no mundo e muitos deles ganharam numerosos prémios em corridas.
Existiam também  umas bombas de gasolina que só tinham capacidade para 5 litros!...
Após a visita, prosseguimos a viagem até Coimbra. Lá jantamos e no final demos uma volta a pé pela cidade. Deitamo-nos por volta das 23h. '' JNunoG
Cá fora, fazia frio... dizem-me que havia nevado pela manhã.
Havia colhido folhetos de caminhadas ao redor do Caramulo e ainda esbocei a sugestão no final da visita ao JNunoG, mas...
A frescura do final da tarde obrigou a que se alterassem os planos, prosseguindo viagem até Tondela onde entramos no IP3 que vindo de Viseu nos levou até à AS para AC de Coimbra, bem junto ao Mondego e a dois passos do centro histórico.
Coimbra
Após o jantar, tendo como vizinhos meia dúzia de AC portuguesas e acima de uma dúzia de espanholas e francesas, atravessamos a linda ponte pedonal até ao centro.
Mesmo noite dentro, à luz do luar, o JNunoG lá arranjou companhia para reviver o tempo em que brincava nos parques infantis...
Um dia muito agradável com a boa companhia.
Percorridos: 274 Km
Dia 2 - 7.ABR.12 - Sábado
COIMBRA  - CONDEIXA-A-NOVA - CONÍMBRIGA - COIMBRA
A ponte pedonal próxima da AS para autocaravanas
Jardim Botânico de Coimbra
Aqui defronte do Jardim Botânico
''Logo pela manhã após o pequeno almoço, subimos à zona da velha Universidade visitando o Jardim Botânico.
Gostei muito deste parque - vi árvores de continentes e tamanhos diferentes-.
os enormes tentáculos da enorme árvore
Houve uma que se destacou pelas suas enormes raízes e uma densa copa.
O chafariz com peixinhos e nenúfares
A densa floresta onde funciona o Parque Radical
No meio do jardim principal havia um fontanário com peixinhos e nenúfares.
Próximo dos jardins, numa enorme mata de árvores de grande porte, existe um Parque Radical com atividades de slide, pontes, e trapézio de bicicleta e outros... que estavam a ser utilizados por adolescentes estrangeiras.
O Parque Radical
A bicicleta...
O Je e o JNunoG para mais tarde recordar
O ''Herói da Viagem''
A Brotero
Exploratório Ciência Viva
De volta à autocaravana onde almoçamos e da parte da tarde visitamos o -Exploratório Ciência Viva- que se situa mesmo ao pé da estação de serviço da autocaravana.
O Exploratório Ciência Viva
O -Exploratório- era todo composto por experiencias e jogos interativos que nós usamos durante a tarde. Assistimos também a uma explicação sobre o Universo e visitamos um autocarro com experiencias lá dentro.
A seguir fomos às Ruínas de Conímbriga mas já estavam a fechar e no dia seguinte não abririam por ser Domingo de Páscoa.
Regressamos então ao Parque de Coimbra para passar a noite.'' JNunoG
Percorridos: 334 Km ( Dia 60 Km)
Dia 3 - 8.ABR.12 - Domingo (Páscoa)
COIMBRA - MONTEMOR-O-VELHO - TENTÚGAL - FIGUEIRA DA FOZ - PRAIA DE MIRA - COSTA NOVA
''É Domingo de Páscoa logo, acordamos mais tarde que o habitual. Tomamos o pequeno almoço e demos um passeio pela margem do Rio Mondego durante o resto da manhã onde observamos e desinquietamos alguns patos e gaivotas que fugiram quando lhes preguei um valente susto.
O almoço de Páscoa foi digno de um Óscar, como se pode confirmar na imagem que fiz questão de obter.
um grande apetite...
No início da tarde saímos de Coimbra com destino à Figueira da Foz.
Os campos do Mondêgo
O percurso escolhido pela margem esquerda do Rio, levou-nos até à ponte para a outra margem próximo de Montemor-O-Velho.
Como vi uma indicação a dizer Tentúgal, sugeri a passagem por lá (andamos para trás) o que fizemos.
A Pastelaria Maria Helena... mesmo encerrada... abriu-nos a porta...
Ao passar a pé no centro da pequena povoação soubemos que mesmo estando encerrada a casa onde se faziam os Pastéis de Tentúgal para lá nos dirigimos.
Tentúgal - Capela
Fica pertinho da Torre do Relógio e aí comprei uma caixa de pastéis para levar para os meus pais e irmão.
Pastéis de Tentúgal... uma delícia...
Porta da Torre do Relógio de Tentúgal
Montemor-O-Velho
Voltamos a viajar com paragem no Castelo de Montemor-O-Velho que tentamos visitar mas que não foi possível por estar encerrado.
Castelo de Montemor-O-Velho
Passamos pela Figueira da Foz e depois pela Praia de Mira que estavam muito movimentadas pelo que continuamos até à Costa Nova onde as casas são lindas com as suas riscas coloridas.
Costa Nova
O JNunoG apreciando a arquitetura local da Costa Nova
Uma volta na localidade e assim terminamos o dia com o jantar e uma sessão televisiva via satélite pois não captava nem a TV analógica nem a recente TDT...'' JNunoG
Mais comentários?... Está tudo dito!
Sinais da crise ou não... na AS para AC da Costa Nova há quem ''viva'' neste pequeno habitáculo... a água quente? do Sol!!!...

O ''nosso vizinho'' tinha uma AC velhinha mas bem restaurada... até o sardão metálico serve de decoração
Percorridos: 467 Km (Dia 133 Km)
Dia 4 - 9.ABR.12 - 2ª. Feira
 COSTA NOVA - BARRA (ÍLHAVO) - AVEIRO - ESTARREJA - FURADOURO - BRAGA
O enorme Farol da Barra

Saída de manhã da Costa Nova com passagem pela Barra de Ílhavo.
Continuamos por Aveiro até à área de serviço de autocaravanas de Estarreja para as necessárias tarefas de manutenção.
Voltamos à estrada até à Praia do Furadouro onde por insistência minha fomos ao Restaurante.
O escolhido - Sabores Asiáticos - foi lá que almoçamos fazendo eu questão e pagar como sinal de agradecimento aos meus fiéis Amigos de viagem.
No final voltamos de novo para continuar a viagem até casa terminando assim as nossas mini-férias.

Conclusão:

Eu gostei muito da viagem e das companhias e espero que haja uma vaga para mim numa próxima oportunidade.'' JNunoG
Percorridos: 627 Km ( Dia 160 Km )