ABRANTES - FERREIRA DO ZÊZERE - MIRANDA DO CORVO - COIMBRA
Saída de Abrantes pela AE até ao Entroncamento e continuação da viagem pelo IC3 até Ferreira do Zêzere.
Não era esta a minha opção de percurso pois nada se visita.
É claro que quem ia à frente era o Artur, que tem uma grande apetência por ''vias rápidas''... pena pois poderíamos iniciar a subida logo em Abrantes pela barragem de Castelo do Bode e ir parando nalgumas praias fluviais interessantes... ficará para a próxima.
PRAIAS FLUVIAIS DE PORTUGAL OU PRAIAS FLUVIAIS
Para corrigir a acelerada rota, decidiu-se aproveitar para visitar Miranda do Corvo e a sua AS. Terra simpática mas na nossa opinião sem grande interesse para além de algum património natural.
Logo à saída recebo chamada da Tailândia do amigo David Estrêla que detetou mais um problema técnico na autocaravana... como ia em direção de Coimbra, rumei a um dos representantes da FIAT para colher mais uma opinião sobre o que estava a acontecer, sendo que o David está a anos luz de distância de uma qualquer FIAT...
O problema apenas se resolveria num concessionário FIAT e até foi mais longe o competente técnico, de que a solução seria o ''reboque'' ou o envio da AC ''de avião'' como já teria acontecido a problema idêntico no Reino Unido... saí pois no Reino Unido tanto quanto sei existem representantes da marca...
Ainda bem que o David acabou por ultrapassar o problema ''na concorrência''...
Já em Coimbra pernoitaríamos na AS do ''Choupal''.
Após o jantar, a travessia da ponte pedonal e ''a bica'' no Café Sta. Cruz anexo à linda igreja do mesmo nome para aí assistir pelo preço ''da bica'' a uma sessão de fados de Coimbra.
Percorridos: 889 Km
Dia 8 - 31.AGO.11 - 4ª. Feira
Os meus parceiros de viagem rumaram a casa para rever as netas.
Antes de regressar, contatei os meus amigos de longa data (Luisa Ivo e Zé Dias) que me disseram estar no seu refúgio de Condeixa.
Rumei a Condeixa e após entrar no terreno contíguo à casa, fui ''intimado'' a ficar para participar no almoço familiar de aniversário do meu mais antigo amigo que ocorreria dia 2.
É claro que fiquei.
Percorridos: 909 Km (Dia 20 Km)
Dia 9 - 1.SET.11 - 5ª. Feira
Dia super calmo no simpático espaço onde se passeia por entre fruteiras e uma bela piscina ecológica de nenúfares... confesso que nunca tinha visto ainda nenhuma.
Coisa linda e bela.
Uma ida ao centro da Vila onde existe AS para AC e a confraternização com o casal e restante família.
Como choveu à noite, acordei julgo que ao tombar de uma ou duas nozes sobre o meu habitáculo... nunca havia tido um despertador de nozes.
Dia 10 - 02.SET.11 - 6ª. Feira
CONDEIXA-A-NOVA - COIMBRA - AVEIRO
Alguma azáfama matinal para preparar a mesa para as onze pessoas.
Parabéns Zé Dias. O meu abraço ao amigo mais antigo.
A foto oficial com os ''da mesma idade''...
A chegada da família do Porto... a amena cavaqueira... os ''parabéns'' e... o início do regresso.
Como o tempo estava chuvoso, decidi rumar a Aveiro quando o céu entretanto foi ficando claro e límpido.
Paragem para manutenção na AS dos Galitos em Aveiro.
|
A AS ficou reduzida e ''enjaulada''. |
|
Este espaço para AC ficou dentro ''da rêde''... |
Triste por constatar que toda a zona envolvente foi vedada com rede, mesmo o ''parque para 1 AC''... enfim... em Aveiro começa-se nesta matéria a ''andar para trás''... é claro que nas traseiras da ES da BP no parque das piscinas, o local é bem mais sossegado e calmo e as câmaras da gasolineira oferecem alguma proteção.
Como ainda não anoitecia, procurei o Parque junto à Ria onde é sempre possível partilhar experiências de viagens o que veio a acontecer com AC Espanhóis de Salamanca e Vitória.
A noite... já o sabia... algo ruidosa pois a chegada dos jovens das discotecas nos fins de semana, tornam o local inapropriado para pernoita.
Percorridos: 990 Km
Dia 11 - 03.SET.11 - Sábado
AVEIRO - PORTO - BRAGA - VILA DO CONDE
A meio da manhã, passei pelo concessionário ''Burstner'' em Angeja, para pequenas afinações do alarme já que penso fazer nova ''tirada europeia''...
Como a minha ''via verde'' está ''pifada'', lá terei de passar na Area de Serviço da Trofa para adquirir nova via verde e assinar novo contrato (será isto uma burla?)... acontece que nas obras de alargamento da A3, provisóriamente abateram o pontão que dava acesso ao outro lado da via onde se situam os escritórios da VV. Nada feito... chegarão as ameaças de envio de pagamentos para ''o fisco''?
|
passagem no Porto, na ponte do Freixo |
Ao chegar a Braga, limitei-me a ''largar'' o que já não me faz falta e... de novo... rumei a Vila do Conde onde já estavam os meus amigos habituais.
Rio Ave
|
Mulher estátua |
Um passeio citadino e a visita a mais uma iniciativa cultural interessante que a autarquia disponibilizou em recente espaço restaurado tornando todo o conjunto num local aprazível.
Percorridos: 1.175 Km (Dia 185 Km)
Dia 12 - 04.SET.11 - Domingo
VILA DO CONDE - P.VARZIM - AVER-O-MAR - BRAGA
Dia repartido pela marginal de Vila do Conde, da Póvoa de Varzim e Aver-O-Mar onde a enorme zona térrea conta já com poucas viaturas ''ligeiras'' mas continuam lá as placas de proibição para AC... pelo que nem uma se lá via.
O regresso, finalmente no final do agradável dia.
Percorridos: 1.230 Km (Dia 55 km)