De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quinta-feira, abril 21, 2011

Viagem caseira

Dia 14.ABR.11 - 5ª. Feira
BRAGA - ANGEJA - AVEIRO
Decorrente da recente viagem pela Andaluzia, havia que voltar a Angeja para levar os meus companheiros de viagem a resgatar a sua autocaravana que ''ficou de quarentena'' para ''afinar'' o frigorífico, um dos instrumentos mais necessários para quem viaja de casa às costas.
O Artur voltou para Braga e aproveitei de igual forma para agendar uma ''revisão/ajuste'' de componentes sempre necessário aquando duma viagem sobretudo quando ainda a viatura não está totalmente adaptada...
Rumei a Aveiro estacionando ao pé da Ria por pensar que num dia de semana a noite seria tranquila ainda mais em tempo de crise...
Chega entretanto um casal a Dulce e o Pedro, de Gaia, com uma AC bem recuperada.
Duas de conversa por haver verificado tratar-se de gente interessante. Presentearam-me com um ''pratinho'' de acepipes... daqueles que são ''a minha desgraça''... retribuindo com uma botijinha de verde branco... apontei a sugestão de visita para a próxima viagem - um local em S. Pedro do Sul...
À noite saímos até ao Teatro local onde decorreria um espetáculo musical. 
Por ter de me levantar cedo, regressei ''a casa''...
A noite... foi um pouco ''barulhenta'' pois as escolas estão já de férias e os ''jeunes''... falam sempre alto na companhia de ''umas bejecas''... pelo que a ideia de lá ter ficado não foi a melhor escolha.
Dia 15.ABR.11 - 6ª. Feira
AVEIRO - ANGEJA - AVEIRO
Pela manhã rumei ao concessionário da ''Bustner''/Albicampo, e ''de saco às costas'' rumei a Angeja onde tomei o pequeno almoço no Café do ''centrão'', uma surpresa ver ''casa cheia'', sobretudo as avós que vão acompanhando os netos à escola e ao infantário...
Delicioso escutar as conversas das ''gentes da terra''... onde ''a crise'' dava alento à tagarelice.
Angeja foi ficando para trás...
De novo a caminho, estrada fora por entre campos vestidos de verde e amarelo, paredes meias com o Rio Vouga, em direcção a Cacia onde fui almoçar um arroz de polvo ao Restaurante Rucas.
Quer na caminhada de ida, quer no regresso, fui apreciando as peripécias das cegonhas que nidificam na zona.

Ao chegar ao Parque Verde já junto a Angeja, sentei-me numa mesa sob o arvoredo onde ainda ''passei pelas brasas'' e ensaiei ler um livrinho que adquiri dum ''velho'' colega de trabalho que ''singrou'' na vida, sendo um bom ''detentor de tachos'' na área financeira - trata-se do livro ''Economia, Moral e Política'' de Vitor Brinquete Bento, Conselheiro de Estado e outros cargos mais... Meu caro Vitor, quem te viu e quem te vê... 
Com a ''casinha'' lavada rumei de novo a Aveiro, sendo que desta vez e por ser fim-de-semana, fiquei ao pé da AS para AC junto do complexo desportivo ''dos Galitos''... uma ótima escolha pois não parecendo (uma estação de combustível ao pé), é um local a 200 mts do centro muito calmo e bom para se ficar.
GPS N 40º38’14’’ W 08º38’20’’
Dia 16.ABR.11 - Sábado
AVEIRO - BRAGA - AVER-O-MAR
Regresso a Braga para a seguir ao almoço rumar até à que é a praia mais próxima de Braga e onde de Setembro a Maio se está bem.
Óbvio que é bom ''morar'' em Aver-O-Mar, desta vez fruindo dum lindo luar diurno, o palrar das gaivotas, o belo pôr de sol e o adormecer junto ao oceano com o continente americano para lá do horizonte.

Garanto que dormiu mais gente nas ''casas rolantes'' que em todos os prédios em redor...
uma delícia...
sem comentários...
Dia 17.ABR.11 - Domingo
AVER-O-MAR - BRAGA
Desta vez o dia foi longo já que o céu imensamente azul, o sol e o mar convidavam à permanência na companhia de três dezenas de AC.
Bora para casa que dizem que a chuva estará de volta.

Sem comentários: