De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quinta-feira, setembro 30, 2010

A vida nem sempre nos sorri na Turquia... (Esclarecimento)

Na descrição da viagem à Capadócia, dei conta de algumas vicissitudes por que passei.
Sempre achei importante, sintéticamente, mostrar os pequenos detalhes de contrariedades de uma viagem longínqua, sejam eles de ordem física (saúde), mecânica (os veículos ressentem-se), pequenos ou grandes... sendo que um dos detalhes que considerei mais relevante, embora do foro particular (saúde), não deixei de retratar esse sentimento de inquietude...
Assim, a 6 de Agosto... decorridos 38 dias da viagem, ''falei'' sobre o eventual ''recidivar do meu  CARCINOMA no nariz.
Ontem fui à consulta médica... e... voltei a respirar de alívio... 
Tinha razões para estar ''inquieto''? Sim, claro"! Já havia feito 4 pequenas cirúrgias... e ''na ponta do nariz'' é coisa... delicada... incómoda... dolorosa...
Então porque estou hoje feliz de novo?
A vida continua a sorrir-me!
O ''fenómeno'' tinha a ver com as temperaturas altíssimas dos locais por onde passei, e eventual reaparecimento à superfície de ''resquícios'' da cirúrgia mesmo da saída de minúsculo ''fio'' de cozedura que ficou no interior da pele... e provocou a tal pequena saída de sangue...
Pronto para novas viagens... falta apenas ''arrumar'' fotos, detalhes, contas... e... se calhar viajar num qualquer estúdio de TV para partilhar a alegria de viajar...
Até um dia destes e o meu obrigado a todos que me enviaram mensagens de solidariedade.

7 comentários:

Palazzo disse...

Parabéns e avante!

Anónimo disse...

Resende
Fico feliz por si. Problemas de saúde quando surgem deixa-nos algo inquietos. Daí que o melhor, mesmo, é prevenir e não remediar.
Estarei atento a este Blog que me habituei a visitar. Você escreve bem e tem uma filosofia de vida que me seduz. Daí que também eu eteja a preparar o futuro ... arrumando a vida laboral...e, quem sabe, encontrar-me por essas estradas com o amigo Resende.
Partir é uma palavra muito sedutora, para mim: partir à aventura, partir sem destino, partir em viagen, partir... nem que seja no fim de linha....
Julgo que conheceu o saudoso cantor de intervenção: Adriano Correia de Oliveia que morreu precocemente lá pelos finais da década de oitenta. Um dia vi uma capa de canções dele, em que o Adriano aparecia de costas a caminhar e com o violão a tiracolo. Essa imagem marcou-me e é tem para mim o significado de «partir». Eu gosto de partir...
Um abraço e apareça mais em viagens... numa estilo de vida que também eu admiro e de que serei iniciado em breve...
Carlos Carvalho

António Resende disse...

Há sempre quem não entenda a razão de ‘’me expor’’ de quando em vez num blog…
Pois então, aqui vai um pequeno exemplo do meu interesse em PARTILHAR as pequenas e grandes viagens que vou fazendo…
Não conheço geralmente quem me escreve… MAS... para mim todos os comentários chegados são para mim UM INCENTIVO em continuar nesta senda
Uma vez mais o meu agradecimento aos e às que desinteressadamente me escrevem com palavras que me ANIMAM a continuar a trilhar estes caminhos,
me soam bem ao ouvido e que guardo na minha caixinha de boas recordações.
Mas mais aliciante AINDA, é saber que outros tantos ganham ELES PRÓPRIOS coragem e entusiasmo para ‘’partir’’.
Prova disso, são já os inúmeros pedidos de dicas e ‘’conselhos’’ para viagens ‘’ao Cabo Norte’’ e até algumas já concretizadas à Guiné-Bissau.
O meu abraço a todos – Bem hajam.
António Resende

Anónimo disse...

Amigo Resende
Fico satisfeito com o seu regresso após tantos dias de viagem. Mais ou menos acompanhei o seu Blog e fui lendo e vendo imagens das suas visitas.
Quanto à Guiné-Bissau, foi tudo novidade, desde a passagem pelo Sahara Ocidental, aTerra de Ninguém, Mauritânia e o percurso até Nouakchot, foi excitante pelos relatos que li anteriormente, e coisas várias lidas na net.
O Senegal já é outra conversa, pois aí já é a Africa de que eu me lembrava, da minha estadia em Moçambique, bem como a Guiné, as picadas, as cabras e os porcos pelas ruas, no meio do transito, enfim uma festa, só estragada pelos apelos das autoridades para lhes darmos alguma coisa.
No regresso caímos, porque não havia alternativa, na passagem pelo Rosso o que foi um martirío pelo tempo que ali perdemos, bem como pela corrupção daquela gente, pagámos para saír, pelo parqueamento no cais de embarque, para entrar no Senegal, eu sei lá, só que as importancias traduzidas em euros, não dava para grandes azedumes.
Evitámos a passagem pela Gambia, pois era mais um país a atravessar e mais corrupção, preferindo tornear a Gambia dentro do território Senegalês, o que foi óptimo em termos de sossego e paisagem.
Apanhámos uma tempestade de areia no regresso, em terras da Mauritânia, que causaram vários danos na nossa viatura, ópticas, farolins de nevoeiro, chapa de matrícula, etc., mas tudo bem, já estou de caminho para a Costa Vicentina para aproveitar o fim de semana prolongado.
Falaremos mais quando fôr oportuno para si e se o entender, claro está.
Um abraço
MdaSilva

Anónimo disse...

Meu admirável amigo,
Confesso que tenho inveja do teu estilo de vida. Quanto eu gostaria de partilhar contigo as imensas aventuras que no blog vais relatando com sentimento de partilha. Sim, ao descreveres as peripécias das viagens, os relatos dos locais visitados acompanhados de lindas fotografias, os que te acompanhamos à distância, julgo, têm a sensação de lá estar.
Lamento ainda não ter tido a coragem de libertar algumas amarras e, partir à descoberta de novos horizontes.
Continua a partilhar as tuas aventuras.
Um abraço amigo,
António Soares

Paula Vidigal disse...

Ainda bem que foi só um susto que já passou e está tudo bem.

Força para novas aventuras, bola para a frente e nariz no ar , eheh:)

viajantedecasaascostas

ana Vieira disse...

Caro senhor.
Você me faz sonhar. O meu muito obrigado.
Ana Vieira