quinta-feira, abril 08, 2010

A voltinha da Primavera em autocaravana

Dia 1ABR10 - 5ª.Feira
BRAGA - AVEIRO
Saída conforme o previsto, sob chuva persistente.
Mesmo ao pé do Centro e na margem da Ria...
A ideia destes 5 dias pela região centro, serviria para ''viajando cá dentro'', evitar as regiões que ainda estavam sob um manto de mau tempo.
Em Aveiro, o mau tempo já pouco se fazia sentir, pelo que a pernoita teve lugar no habitual e simpático parque que ladeia a Ria.
Percorridos Km 131
Dia 2ABR10 - 6ª.Feira
AVEIRO - Costa Nova - Mira - Figueira da Foz - FOZ DO ARELHO
Decidido fazer a viagem junto à ''costa'', fora das estradas principais... viagem mais lenta mas recheada de descoberta... Um país tão pequeno, mas sempre com zonas por redescobrir.
Vista parcial do mercado de peixe...
Breve passagem na Costa Nova onde é agradável ver as suas conhecidas vivendas de ''riscas' de cores fortes... verdes, vermelhas, azuis ou amarelas...
Um espelho de água magnífico do lado da Ria. Uma jóia da arquitectura portuguesa, plantada entre o Atlântico e o estuário da Ria de Aveiro.
Mesmo defronte do Mercado
Estacionamos  defronte do ''novo mercado de peixe'', onde a autarquia colocou placa para Autocaravanas...
Ali ao pé, rendidos com a ''pastelaria'' da região e a abundância de marisco no mercado.

GPS - Long: 08º44'58'' W Lat: 40º 36'45''N
Km 147

Prosseguimos por estreita estrada municipal junto ao mar, em direcção a MIRA, sem contudo parar logo após por descobrir uma área criada por detràs das dunas com Parque Aquático, ténis, etc e ainda AS para AC . Preçário: - Cada 24h. € 5,00 ou € 7,50 no verão - duche quente: € 0,50 e descargas € 2,50!

Fica em : GPS Long: 08º 46' 13'' W e Lat: 40º 32' 58'' N
Na Figueira - à entrada placa de ''paragem proibida''
Paragem na Figueira para almoço -  Km 211.

Ficou apenas a placa... sumiu a parte de baixo.
Após a ''bica''... rumamos mais a sul.
A rotunda de Pedrógão
Desvio de novo para a ''costa'' para passar em Pedrogão. Engraçado que na grande rotunda não existe placa de proibição de estacionamento - GPS Long: 08º57'15'' e Lat: 39º55'01'' N.
Ao lado, no grande parque... nem uma viatura estacionada... e  a placa de P excepto a AC lá estava...
Prosseguimos e em Vieira de Leiria... o mesmo cenário... proibido... proibido... nem paramos!
Chegados a S.Pedro de Moel onde já ''pastei'' várias vezes no parque do Inatel, surpreso ou talvez não, com as alterações de trânsito que proíbe o estacionamento da minha viatura... pena tive, e lá prossegui, mais a sul, a meio caminho da Nazaré, tendo parado breves instantes junto à praia, para regalar o olhar com as ''catadupas'' de ''Asas Delta'' e outras que tais... lindo todo aquele colorido voador!
Chegados à Nazaré, na rua que dá acesso à praia, umas boas dezenas de senhoras de letreiro na mão, a convidar ao aluguer de quartos... percorrendo a via marginal em direcção a sul, as placas que nos irritam, eram mais que as mães...
 S.Martinho do Porto
Lá continuamos o nosso périplo até ao imperdível S. Martinho do Porto, onde, não obstante possuir o Camping muito bem localizado, pode quem quer, estacionar próximo, e até há quem por ali pernoite.
Havíamos estabelecido que passaríamos a noite na Foz do Arelho, no parque que ladeia o Inatel e o Rio Arelho.
Antes de sair após o jantar, ainda ''tagarelei'' um pouco com 2 autocaravanistas, tendo um deles referido que muito recentemente tinha ido a tribunal por não ter pago a multa de estacionamento na Nazaré... e foi absolvido já que o juíz não gostou que a viatura ''ligeiro'' não pudesse estacionar como as outras... e terá dado uma reprimenda ao Agente que autuou!
A noite calma foi passada tendo pela madrugada e manhã acordado com o chilreio da passarada primaveril...

Parque: Long: 09º13'19'' W
Lat: 39º25'43'' N

Dia: 213 Km Percorridos: 344 Km

Dia 3ABR10 -Sábado
FOZ DO ARELHO - ÓBIDOS - PENICHE - CALDAS DA RAÍNHA - ALCOBAÇA - ABRANTES
O enorme Campo da Feira de PENICHE
Pensamos continuar a descer. Assim o fizemos, até PENICHE.
Aí estacionamos no enorme Largo da Feira junto às muralhas... Muitas AC estacionadas e algumas ''acampadas''... nem comento.
As ''berlengas'' ao largo...
Não parei por muito tempo já que fui fazer o circuito do Cabo Carvoeiro para ver se ainda estavam no mar fronteiro as Ilhas Berlengas... E não é que estavam?
Km 455
Iniciamos timidamente a subida. De novo por Óbidos (placas malvadas)... passamos nas Caldas e acabamos por ir almoçar a ALCOBAÇA.
De novo estrada fora, deixamo-nos levar pelo GPS, com a indicação de ''caminho mais curto''... fomos parar a PORTO DE MÓS
Porto de Mós - Castelo
e quando demos por ela, estavamos a contornar pelo norte a Serra dos Candeeiros, com passagem nas Grutas dos Alvados, e Mira de Aire.
Lá no alto, as nuvens ameaçavam, mas nada que não se evaporasse rápidinho e cntretanto chegamos a ABRANTES ainda com dia ensolarado.
Na TV em directo, chovia em Braga...
No Largo do Tribunal, pertinho do centro, existe um lugar para AC (90 minutos), como aos fins de semana não funciona o ''parquímetro'', lá ficamos pois os vários lugares P permitido a AC nas traseiras do edifício apenas será agradável no verão, por se situarem na zona sobranceira ao Tejo.
Após o jantar demos um pequeno passeio nas estreitas ruas... na busca de um Café... tudo fechado e ninguém nas ruas... finalmente no largo central, um café parecia aberto e estava... um casal de idosos via a Sport TV (entendi serem os donos), o filho a atender e a companheira e o neto davam alguma vida ao café.
A noite foi passada com acalmia.
Percorridos no dia: 209 km - Total: 553 Km
Dia 4ABR10 -Domingo
ABRANTES - CASTELO BRANCO - FUNDÃO - MANTEIGAS
O tempo entretanto foi permitindo que o sol fosse subindo para norte.
Saímos pela manhã e paramos na Estação de Serviço de Abrantes da 'A23 'scut''... a área de serviço para AC estava completamente atulhada de m... uma vergonha... ainda abri a torneira uns 5 minutos para ''limpar'' a zona... os autocarros de turismo espanhol que chegavam... fugiam da zona tal o ''pivete''... lamentávelmente na Estação de Serviço de Castelo Branco, o cenário era idêntico.
Prosseguindo, na AE ao chegar ao Fundão avistava-se o alto da serra da estrela repleto de neve.
Como uma vez mais pretendia-mos seguir para Manteigas, optamos desta vez por um novo percurso. Logo a seguir à COVILHÂ, prosseguimos pela ''nacional'' saindo dela em Teixoso pela N232, estrada de bom piso mas muito sinuosa... ora sob, ora desce... em direcção a Verdelhos chegando mais adiante ao Vale de Amoreira e finalmente MANTEIGAS.
Dentro da AC pelo portátil, vi se estava na mira da WebCam.
É claro que à noite ficamos no Parque central, e ligamos aos nossos amigos AC que nesse instante estavam no Algarve a viajar na net... e ''em directo'' lá me viram pela WebCam a estacionar...
Percorridos: 745 km - Dia: 192 Km
Mesmo sem sair... apontei para a WebCam da Pousada... e lá estava Manteigas iluminada...
Dia 5ABR10 - 2ª.Feira
MANTEIGAS - BRAGA
Havia que regressar.
No final da tarde fomos subindo e no Parque fronteiro à Pousada... vim despedir-me da outra WebCam óptima para quem está longe verificar como está o tempo no Vale Glaciar.
 Uma foto sem necessitar de máquina fotográfica...
 Paragem lá no alto, no início da descida para Gouveia
Na descida da Pousada S. Lourenço para Gouveia, foram recentemente reconstruídos 2 fontanários e renovado um já existente. Não se entende como, feito esse grande investimento, tenham colocado pequenas placas em acrílico a informar que a água não é analisada... À atenção da autarquia de Gouveia.
A chegada a casa pelas 22 horas...
Balanço? Pois foi óptimo fugir ao tempo chuvoso do Norte e passar 5 belos dias de início de Primavera, com pernoitas ''selvagens'' mas agradáveis e pacatas.