De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

quarta-feira, fevereiro 17, 2010

Autocaravanas na TVI - HOJE

Cheguei à instantes vindo de Lisboa, onde participei ''em directo'' no programa matinal, ''Você na TV''.
Sentei-me à mesa para deglutir mais uma sopa de legumes, e eis que me apercebo que o meu gato ''Tiko'' se enrola no seu ninho e, embora atento, acha que o menosprezei uma vez mais por dois dias, preterindo-o por um programa televisivo.
É claro que tive de me impor e explicar-lhe que o balanço da minha opção, por muito que lhe custe,  foi deveras positiva, já que,  assimilei um sem número de vivências enriquecedoras sobre viagens,  que me deram um novo alento para as fugas futuras.

Para não me ouvir, esconde-se o ''cobardolas''...

Mais lhe disse e redisse, que não procuro protagonismo nem lucros de qualquer ordem, para além do gozo que me dá a partilha das experiências vividas nas viagens efectuadas e a efectuar.
Depois de me ouvir, lá encolheu as orelhas e passou pelas brasas, sonhando com a paparoca que amanhã pela manhã esperará de mim.
Então vamos dar nota desta viagem de dois dias.


Saída pela manhã de ontem (3a. feira), com bom tempo até Coimbra. Daí para baixo e até Lisboa, chuva e mais chuva...
Tendo seguido a indicação do GPS, mesmo havendo outras alternativas, fui guiado pelo mesmo caminho que faria há uns 30 e tal anos atrás... aeroporto, estádio verde e amarelo do SCP, a ''katedral'' do SLB encarnado, e finalmente o IC19 até à saída de Queluz de Baixo... e lá cheguei pelas 18,30h e prontamente instalada a AC, paraedes meias com os estúdios da TVI.
Entradas: Queijo,melão com presunto,azeitonas,alheira assada,Vinho alentejano,e ''Migas à Alentejana'', ''Migas de gaspacho com carne de alguidar'' e ''cação'', Sobremesa: variada de doces, sericaia icluida! Unh!... 
Restaurante ALQUEVA Amadora
Conforme o previsto e aproveitando a noite chuvosa, fomos convidados a jantar com casal que vive em Lisboa, amizade decorrente de viagem aos Picos da Europa.
Levaram-nos a um simpático restaurante da Amadora, onde apreciamos um belo jantar alentejano acompanhado dum bom vinho tinto da mesma região.

 Pelas 23 horas regressamos à casa rolante para a pernoita na TVI.
Já lá estavam os outros dois convidados em amena cavaqueira.
São eles, o Manuel Vitorino -MAJV - (Engº Civil no activo) que conheci pessoalmente em Braga, vindo expressamente de Lisboa, antes da sua viagem no ano passado a Marrocos, para esclarecer alguns pormenores da viagem. Na minha opinião, deverá ser o AC mais organizado na preparação de uma viagem, pena é que o não possa fazer para muito longe porque ainda trabalha.
O outro convidado da TVI, não conhecia pessoalmente, o companheiro David Estrêla que tem dois projectos de viagem em AC de se lhe tirar o chapéu.
Tive obrigatoriamente de me associar à conversa ainda porque com os dois estava um jovem de 28 anos, convidado pelo M Vitorino,  que também gosta de viajar de AC. Foi dar-nos dicas de como ultrapassar algumas situações delicadas com as autoridades. É que este jovem é nem mais nem menos agente da PSP na área de trânsito! Aprendemos imenso com a sua visão das Leis que gem estudado com ''garra'' e minuciosamente. Um autêntico aliado dos AC. Obrigado DaniBeja!
Lá fomos cada um para a ''sua toca'', pelas 24h.
Aqui ficamos...

A noite, foi toda ela passada debaixo de copiosa chuva.



 (o pré-genérico... )


Pelas 7,30h da manhã, surge o Manuel L. Goucha de ''megafone'' em punho, a ''anunciar a alvorada'' e a dar instruções para a entrada no estúdio, como se fora um ''guia'' de expedição no deserto africano.

 

( a entrada nos bastidores de mim próprio e do M Vitorino)
(à chegada ao estúdio, já lá estava a assistência...)

 
(a nossa entrada e a ''pose'' de Cristina... o meu parceiro Vitorino fez a foto às suas botas para entendermos a razão da sua altivez...)
Às 9 já entravamos na área de ''maquilhagem'' e finalmente o início do programa, tendo o Sr Goucha e a simpática mas estridente Cristina Ferreira, conduzido a entrevista ''tripla'', aos quais agradecemos o terem ''estendido o nosso tempo de antena'' para cerca de 40 minutos! Magnífico!



Achamos positiva a nossa conversa ao ponto de logo após a nossa participação, terem ''chovido'' telefonemas, mensagens etc de pessoas amigas, conhecidas e ainda de quem estava a assistir ao programa e pediu os nossos contactos para nos incentivarem a continuar a divulgar as nossas experiências.
Ainda dentro do estúdio, com o programa ''no ar'', fui abordado por jovem técnico da TVI a pedir-me o contacto já que com mais 2 casais quer passar as suas férias em Marrocos e quer a minha ajuda ''logística''. 
Logo a seguir, já  sair do estúdio, nova alegria... tocam-me no ombro e uma voz familiar diz-me ainda sem lhe ver o rôsto: ''Que fazes aqui, pá???''... tratava-se de um velho amigo jornalista a quem havia perdido o rasto quando foi para Lisboa trabalhar nas TV's.
O meu abraço amigo ao Artur Moura.
Feitas as despedidas, para matar saudades, fui descer de AC do Campo Grande até ao Rossio e paragem junto ao monumento aos descobrimentos ''para almoço'', o Tejo defronte. Uma ótpima ideia pois o tempo melhorou e o sol reapareceu.

(com o Tejo como cenário...)
Uma vez mais aqui deixo um comentário sobre o ''exagero'' do custo das portagens! Impressionante pagar cerca de € 100,00 para ir e vir a Lisboa - o mesmo que o custo de combustível!
No final do dia terminei esta pequena viagem de 840 Km.
Para breve prometo a divulgação do vídeo que dispensará os nossos comentários.

13 comentários:

Anónimo disse...

Meu amigo o vi na televisão e fiquei surpreendida como podem
as pessoas se negar a disfrutar de um prazer tão bom e saudável
comom o de viajar e conhecer novas culturas,eu infelizmente não o faço
porque a minha vida não permite,mas achei e acho agradável os programas,darem oportunidades
a se conhecer pessoas com esse espirito,como o Sr. Resende e os seus companheiros.
Desculpe mas acedi ao seu blog e por ai tirei o endereço.
Eu sou a Conceição e já fui muitos anos aliás já na barriga da minha mãe campista rsrsrsrs...,não o vou incomodar mais foi um prazer.bj
Conceição Mendes

Anónimo disse...

Estiveste muito bem. a figura era apresentável e convincente, mostraste ao Goucha que ainda é analfabeto em muita coisa.

Parabéns, que tenhas sucesso e a mesma garra nos proximos 20 anos como se falou.

Luisa

Anónimo disse...

Estive a ver o seu blog... adorei ver a sua reportagem fotográfica na viagem ao Cabo Norte. Ajudou a recordar a minha viagem , já há uns anitos a mais.

Tenho imensa pena que eu não tenha tido a possibilidade de documentar a minha desta forma, (mas isso é um outro assunto que não vale a pena agora comentar). Mas uma coisa é certa deu-me vontade de reorganizar as minhas recordaçoes dessa epoca e acho que vou começar a procurar as minhas informações da época... :)) e quem sabe um dia publicar tambem em blog.

Vou continuar a ver o seu blog

Boas viagens

Graça de Jesus

Anónimo disse...

Companheiros

Boa Tarde

Com os nossos melhores cumprimentos vimos pelo presente levar ao conhecimento dos companheiros, entusiastas do turismo itinerante, que o Clube Flaviense de Autocaravanismo vai levar a efeito nos dias 25,26 e 27 de Junho de 2010 a "II Concentração de Autocaravanas" em Chaves.
Neste sentido permitam-nos tomar a liberdade de lhes formular o convite à participação no evento bem como, dentro das Vossas possibilidades, o apoio à divulgação possível junto dos interessados.

O programa e ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site www.cfachaves.com.sapo.pt.

Saudações Autocaravanistas

Clube Flaviense de Autocaravanismo

A Direcção

Anónimo disse...

Parabéns, Amigo !
Pelo desempenho no programa e pela excelente imagem que passaram do autocaravanismo para os telespectadores.

Um abraço

Dematos

Teresa Diniz disse...

Olá António
Bem, pelos comentários acima já percebi que a tua participação na TVI foi um sucesso. Tenho pena de não ter podido ver (há quem trabalhe, não é?), mas fico à espera que a edites aqui no blogue.
Adorei o Tiko.

Ana P disse...

Estivemos agora a ver a gravação na totalidade, pois o trabalho só nos deixou ver uns bocadinhos...
Magnifico!!! Bem estudado!!! Com as intervenções mais que oportunas!!!
Reparar no Goucha que levava os turistas com o chapeu de chuva, como fazem as guias turisticas em Alfama diariamente, foi muito bem pensado !!! O goucha deve ter feito um estudo muito maior do que o imaginado, pois tratou-vos devidamente como turistas que vós sois... Nada foi deixado ao acaso.
MUITO OBRIGADO ao Antonio, David e Manuel!
Por terem sido tão calmos e terem ajudado a dar uma boa imagem do autocaravanismo.
Saudações autocaravanistas
Ana P

Anónimo disse...

Apesar de um compromisso que apareceu à última hora ainda foi possível assistir ao programa e vê-los na TV porque foram os primeiros a aparecer e eu estava disponível até um pouco depois das 11 horas.
Escusado será dizer que gostei imenso pois, além de de os ter ouvido falar sobre vários assuntos que interessam aos autocaravanistas (principalmente a um principiante como eu), ainda tive o prazer de "o conhecer pessoalmente" através da TV.
Hoje, para que possa também "conhecer-me pessoalmente", tomo a liberdade de lhe enviar duas fotos tirada no parque de estacionamento da praia de S. Torpes (ao sul de Sines) ao final de um dia de viagem.
E Pinho

António Resende disse...

O meu obrigado aos simpáticos comentários e apoios recebidos.
O Goucha e a Cristina foram super amigos e ajudaram imenso. Gafes até ele tem. Entendi que numa emissão em directo, é muito difícil fazer desenvolver o raciocínio já que a pressão dos timings é muito forte. E foram 40 minutos em directo.
Obrigado também a toda a equipe TVI.
António Resende

Anónimo disse...

Mais uma vez Obrigado aos Três mosqueteiros que puxaram para cima o Autocaravanismo. Esperei o pior, saíu o melhor. Boa!

V Silva

Anónimo disse...

Boa noite Antonio,
Estava lendo sobre sua viagem ao mt st michel, e constato que tb passei direto por esse lugar maravilhoso. A mim parece mais ou menos como Santiago Compostela, ou seja, são lugares que voce não passa, voce tem que se decidir a ir.
Sou do Brasil, e adoro viajar. Talvez em julho eu vá até Londres (visitar meu filho que mora lá) e pretendo ir até st michel. Estava olhando no google e me deparei com sua viagem. Tb já fiz uma viagem quase no mesmo trajeto que vc descreve: eu peguei um carro em Calais, entrei na Espanha por Biarritz, segui pelo norte e desci por Ávila até Madri. De lá para Valencia, Barcelona, Andorra e Paris.
Uma viagem maravilhosa.
Grato por suas dicas
cremenio

Anónimo disse...

Olá Companheiro Resende, como vai?-Só ontem vi o programa Você na TV, no blog do companheiro David. Foi um ótimo programa, na perspetiva do autocaravanismo. Os companheiros estiveram muito bem, e o trabalho prévio ajudou muito.Parabens.
Quando volta a Marrocos?-Eu, no verão passado, fui a Gran Bretanha e Irlanda.
Um abraço
C Neves

Anónimo disse...

Ao saber que tinhas vindo a Lisboa comunicar com O Gouxa fiquei preocupado não sabendo se o meu amigo estava a aderir a algum movimento das uniões de facto. Espero que tenha ido daqui sem trair a classe e não tivesse passado para a concorrência.
Ao mesmo tempo sinto o portuguesinho orgulho de ter um amigo catedrático em autocaravanismo, espero que essa especialidade venha a ser contemplada em qualquer curriculum duma qualquer universidade(independente ou outra, pois neste país dá sempre jeito ter um canudo).
Vai dando noticias
H M P