De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, janeiro 16, 2010

João Maria Pinto - Regresso às Origens

| fotografia - RTP

Nasci na mesma rua do João Maria Pinto, defronte do Liceu Sá de Miranda em Braga.
Cruzamo-nos quase diariamente, na infância, adolescência e juventude (ele e os irmãos – Zé Arnaldo e Manuel ‘’Cavinhos’’ faziam parte do Grupo de Teatro do Centro Académico)  até ao Serviço Militar,.
Amigo da família – gente culta e respeitável – (o pai era professor no liceu e a mãe uma senhora com S grande).
Há muitos anos mesmo, cruzamo-nos em Lisboa já que eu trabalhava na Rua do Ouro e ele no ‘’Calhariz’’.
Há mais de uma vintena de anos, estava ele na ‘’Barraca’’ em Lisboa e fui um dos que ‘’contratou’’ a Barraca para uma digressão no Norte .
A última vez que nos cruzamos, foi numa sessão de homenagem póstuma ao seu irmão Zé Arnaldo.
Razões mais que suficientes para estar presente nesta ‘’conversa’’.
Bem-vindo João Maria

memórias orais com joão maria pinto

Ter 19 JAN, 21h, no novo Auditório da Escola Secundária de Sá de Miranda em BRAGA.

 A Associação Cultural Francisco Sá de Miranda, em parceria com a Velha-a-Branca, a ASPA e a Associação Memoria Mariae (antigos alunos da Escola D. Maria II), vai reiniciar o seu programa de conversas com velhos bracarenses, intitulado MEMÓRIAS ORAIS, dando cumprimento ao estabelecido no seu plano de actividades. O primeiro convidado da nova série da iniciativa, que na fase anterior contou com uma apreciável adesão de público, é o actor bracarense João Maria Pinto que nos vai “contar como foi” o seu tempo de juventude nesta sua cidade natal.
JOÃO MARIA PINTO estreia-se, em 1978, no grupo de teatro “A Barraca”, onde representou mais de 20 peças, das quais se destacam: “O Zé do Telhado”, “D. João VI”, “ Fernão Mentes?” e “Balada do Café Triste”. Posteriormente, da sua carreira como actor de teatro, destacam-se: “O Morgado de Fafe em Lisboa”, “Bolero”, “Os Sete Pecados de Simão Labroche”, “Sebastião Menino Rei”, “Navio dos Rebeldes”, “Talho do Lucas” e “Querido Che”. No Cinema, sobressaem os filmes: “Sem Sombra de Pecado”,”Requiem”, “Amor Perdido”, “Monos como Becky”, “Natal de 71”, “O Milagre Segundo Salomé”, “Viúva Rica Solteira Não Fica”, “Assalto ao Santa Maria” e “Conexão”. Em televisão, participou em mais de 50 programas, dos quais se realçam as novelas “Sonhos Traídos”, “Queridas Feras” e “Floribela”. Participou nas séries “ João Semana”, “Pedro e Inês” “Malucos do Riso”, “Equador”, “Rebelde Way” “Conta-me como foi” e “Morangos com Açúcar”. Na série CONTA-ME COMO FOI, a decorrer na RPT 1, João Maria Pinto é Fanan, o dono do café. Mais Aqui.  
E Aqui

Sem comentários: