De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, maio 10, 2008

8 dias

Dia 2MAI08 - 6ª. Feira BRAGA-COIMBRA-SERTÃ
Todos os anos sou convidado a comparecer no Almoço-Convívio dos meus ex-camaradas ''de armas''... Desta vez, na propriedade do ''Gil'' - nosso Furriel Enfermeiro. Era minha intenção pernoitar em Coimbra... mas,... estudado o ''cenário'' dos milhares de estudantes que invadiam as ruas, achei prudente continuar viagem.
(a calma noite de Penela... à volta penso parar...)
Assim o fiz. Pernoitei próximo da Câmara da terra. Dia 3MAI08 - Sábado SERTÃ - Marmeleiro - SERTÂ
(À esquerda, o ''centro'' do Marmeleiro''...)
Conforme constava da ''convocatória'' - a malta lá foi chegando entre as 12h e as 13!. Cada ano que passa, menos vão aparecendo... Poucos mas bons... alguém terá dito. Como sempre o que vem de mais longe - é o ''Açoreano'' - que vem de Londres e nunca falha... Os outros açoreanos... mais de cem... andarão pelas terras da América... pouco se sabendo da maioria... O almoço esse, foi-se prolongando tarde fora, até ao ''lusco-fusco''... Descemos à Vila da Sertã, pernoitando eu próximo do Hotel dos poucos que ficaram, com direito a ''passeio pedestre'' até ao Parque da Vila.
Dia 4MAI08 - Domingo SERTÃ - PENELA - FIGUEIRA DA FOZ Antes do meio-dia, fiz companhia ao meu amigo Próspero de Oliveira do Bairro e fomos os dois almoçar a Penela.
(pensava apenas passar a noite... mas o tempo agradável levou-me a retardar a partida...)
Prossegui viagem até à Figueira, onde pernoitei no Parque da Capitania do Porto, próximo da foz do Mondêgo onde estavam já instaladas meia centêna de AC de várias nacionalidades. Dia 5 e 6MAI08 - 2ª. E 3ª. Feira FIGUEIRA DA FOZ
(porque me abandonaram?...)
Tirando a ida ao café ao centro da cidade, o resto da permanência foi ocupada ''na limpesa'' do ''portátil'' e catalogação de fotos... No final, ''cusquei'' nas prateleiras e deparei-me com um livro ainda não lido de Pepetela ''MAYOMBE'', cuja leitura encetei e me seduziu... trata-se de Romance que narra o outro lado da Guerra Colonial em Angola... contrastando com a nossa experiência do outro lado da barricada. Dia 7MAI08 - 4ª. Feira FIGUEIRA DA FOZ - TORREIRA O dia amanheceu com nuvens e umas pingas de chuva cairam tímidamente. Decidi subir um pouco no mapa. Dia 8MAI08 - 5ª. Feira TORREIRA - BRAGA
(um local agradável para habitar de tempos a tempos... ria... peixe... pescadores... aves...)
A manhã algo chuvosa, acompanhou parte da viagem de regresso. Aproveitei para ir a VNGaia reparar o sistema de abertura das águas residuais da AC e regressei após uma semana de sossêgo.

Sem comentários: