sábado, março 01, 2008

Braga - Dakar 2008 em Autocaravana - Dia 25 a 31

Dia 25 – 23.JAN.08 – 4ª. Feira
TOUBA MOUVIDE – BIGNONA –– CABROUSSE/CAP SKIRRING (Casamansa)
« ao lado da Guiné Bissau » .
Iniciamos o dia, com uma visita ao ‘’centro de saúde’’ – uma cabana com quási nada... uma balança para pesar os bebés... pendurada no tecto... vários gráficos sobre a evolução da natalidade... visitamos a ‘’mesquita’’ muito pobre e o ‘’poço’’ comunitário, construido por italianos.
A viagem prosseguiu por uma boa estrada de alcatrão. Em todo o percurso havia barreiras militares – bem armados – e alguns mesmo intrincheirados... Disseram-nos que procuravam ‘’bandidos’’... todo o percurso é próximo da Guiné (Bissau).
Chegamos a Ziguinchor e estacionamos para renovar o documento da viatura (validade inicial de 10 dias) que foi revalidada por mais 15 dias (até 7 Fevereiro) ( custou mais 2.500 Fr CFA) e também para levantar dinheiro no MB. Ao 2º. Cartão introduzido... lá sairam as lindas notas senegalezas... uff... estava mesmo sem dinheiro...
Almoçamos num restaurante de franceses – entrada ‘’cocktail de camarão’’ (uma delícia) e uma bela peça de carne guarnecida com arroz e legumes, regados por uma fresca ‘’Gazelle’’... Tudo por 5.000 Fr Sen (€ 9,00).
É nesta cidade que parte uma via para Bissau ( 80 km) cuja fronteira fica a uma quinzena de Km.
Prosseguimos na direcção de Cabrousse, onde ficamos numa ‘’herdade’’ com ‘’bungalows’’ de Michel – um simpático cidadão francês –
Telef. (00221) 33 993 5131
(mesmo à chegada... eis que a pequena Nicole (de 3 anos), corre para os meus braços... e beija-me... ficamos amigos!... os amigos franceses, riem e dizem: ''estives-te cá há 4 anos!!!...)
(ao jantar toda a equipe... Sérge e Jôjô, Mariélle e Patrick e Claude e Jackeline.)
Para quem viaja em 4x4 – dispôe de ‘’bungalows’’ por 12.000 Fr. Sen/dia (€ 20,00).
A praia dista uns 200 mts.
Ao chegar à derivação na Estação de Serviço, à esquerda, a 700mts em direcção de Cabrousse – a 2,5km de Cap Skirring.
(o ''centro'' de Cap Skyrring...)
Em Cap Skirring existe um aeroporto internacional com voos vindos de Paris e Dakar...
GPS: 12.372337 e -16.726918
Km 5.478 ( Dia: 190 km )
Dia 26 – 24.JAN.08 – 5ª. Feira
Cap Skirring
Ida ao ‘’centro’’ de Cap Skirring – dista 6 km da Guiné Bissau - para compras no mercado local. O casal Claude e Jaqueline alugaram bicicletas e acompanharam-me nos circuitos.
À tardinha assistimos a uma ‘’luta guerreira’’ tradicional a cerca de 5 km. percorridos na bicicleta.
(embora pouco... fala português... é Guineense e... veio à ‘’luta’’!...)
(O percussionista com a camisola do ‘’Fequepe’’ nem sabe o que representa!...)
(posição guerreira, para posar para a minha Nikon...)

(a preparação para ''a luta''...)

À noite Michel organizou um jantar e no final até cerca da 1 hora da manhã, fomos brindados com um espectáculo executado por dois conjuntos de ‘’batuque’’ – muita assistência de residentes e visitantes franceses.

Bom espectáculo de música, dança e côr.
Um dia bem preenchido – tudo por 7.220 Fr Sen (cerca de € 11,00)
Dia 27 – 25.JAN.08 – 6ª. Feira
Cap Skirring
A manhã passei-a na pacatez do empreendimento. Após o almoço, na bicicleta, fiz 13 km para me encontrar com os meus amigos que pescavam num braço de mar em Katakalousse.
(à minha chegada,... partiram dezenas... mas ainda assim, houve quem permitiu foto... os abutres/milhafres no banquete...)
O dia, esse como todos os outros – muito sol – e as temperaturas superiores a 30º.C.
Dia 28 – 26.JAN.08 – Sábado
CABROUSSE – GUINÉ-BISSAU – Cap Skirring (Casamansa)
Pela manhã saí de bicicleta até Cap Skirring – 12 km -.

(a boa fruta... clicar para apreciar!)
Tratei do almoço e retomei novo passeio de bicicleta, desta vez, com a maré-baixa,
(o gado, dorme a soneca da tarde junto à praia, e os pássaros ‘’limpam-lhes’’ os insectos...)
decidi partir praia fora até CAP ROXO, que dista uns 7 km.
Trata-se da fronteira entre Casamansa e a Guiné Bissau... avancei 10 km até ao braço de mar que separa a restante parte do país.
Esta parte de território, segundo alguns estará em disputa pelo Senegal, e a razão principal é de que uma companhia americana terá feito prospecção de petróleo e como tal o Senegal alega que a Guiné apenas tem como fronteira o ‘’braço de mar’’.
O facto é que após o velho farol de CAP ROXO, encontrei alguns franceses a pescar e alguns nativos que apenas falavam ‘’crioulo’’ e me diziam que ali era já Guiné-Bissau.
(crianças Guineenses na apanha de crustáceos... e o farol de Cap Roxo)
E foi assim que fiz os meus 30 km de bicicleta pela areia das praias... não penetrando no interior, por me terem dito que a zona estaria minada...
Dia 29 – 27.JAN.08 – Domingo
Cap Skirring – Katacalousse – Cachouane – Cap Skirring
Saímos pelas 8,30h da manhã em direcção de Katacalousse, com a finalidade de ‘’a bordo de uma piroga’’, passarmos o dia pescando, percorrendo alguns braços de mar e almoçando numa aldeia de nome Cachouane no SOUNKA
00 (221) 645 37 07 / sounka@oussouye.org
(o dia da pescaria... nos braços de mar...)
Ainda de manhã visitamos uma outra aldeia Eskie... com o seu tradicional ‘’fetiche’’...

(muitos ''campistas'' de iate...)
Na zona existe imensa variedade de peixe e nos caules da vegetação que margina os braços de mar, os habitantes colhem crustácios para a sua alimentação.

Em todo o percurso marítimo, visualizamos imensas aves exóticas... até alguns Pelicanos!...
(ou peixe... ou mulúscos nas margens... à fome... não morrem.)
(é ainda a ‘’piroga’’ o seu meio de transporte.)
Um dia bem passado, mesmo se o custo do barco e respectivo ‘’guia’’ nos custou 16.000 CFA (€ 24,00)./pessoa– o almoço, 3 belos exemplares de peixe, ficou por 5.000 CFA (€ 7,50) – ‘’Gazelle’’ incluida.
Dia 30 – 28.JAN.08 – 2ª. Feira
Cap Skirring
De 27 a 30 de Janeiro, segundo um comunicado escrito do Sub-Perfeito, é interdita a passagem de estrangeiros na zona de Cabrousse... motivo... a Festa ‘’dos Fetiches’’... trata-se de festividades em que uma das etnias ‘’embriegadas’’ pelos sucos diversos... podem até matar quem seja estranho e se aproxime dessas zonas... Há que respeitar.
(Claude e a scouter alugada...)
Manhã algo nublada... Almocei com Serge e ‘’JôJô’’ e parti de bicicleta ao reencontro de Patrick/Mariélle e Claude/Jaqueline...

Dia 31 – 29.JAN.08 – 3ª. Feira
Cap Skirring
Manhã passada na acalmia do Camping... Claude e Jaqueline foram na ‘’scooter’’ alugada, a Cap Skirring e compraram um peixe ‘’carnudo’’...

Cortou-se o peixe ‘’às postas’’ e com um pouco de azeite, foi à frigideira...
Noutro tacho, uma dúzia de alhos com batata cozida cortada aos cubos... e no final, lá se adicionou o peixe... Hum!... Uma delícia...

(para facilitar a vida à passarada... é que o calôr aperta...)

Entretanto Patrick e Mariélle, chegaram e partilharam a sua salada... Tudo regadinho com uma pinga alentejana...
(à noite... espetadas para todos...)
Estavamos na sobremesa... e eis que chega um ‘’vendedor’’ de camarão e gambas... jantar garantido... 1 kg = 2.000 CFA(cerca de € 3,00/kg)...
E a pardalada a chilrear...