De Autocaravana, tenho vindo a viajar ''cá dentro'' e pela Europa... para lá do Círculo Polar Àrtico - até ao Cabo Norte, onde vivenciei o ''Sol da Meia-Noite''.
Viajei em Autocaravana pelo Norte de Àfrica... (mais de uma vez), muito para lá do Trópico de Cancer... até à Guiné-Bissau.
Fui também por estrada à Àsia - Turquia e Capadócia, sendo que no regresso fiz a Croácia e dei um saltinho a Mostar e Saraevo na Bósnia-Herzegovina.
Sem pretensiosismo literário ou outros, apenas pela PARTILHA, dessas e outras viagens vou dando conta neste espaço.

Países visitados em Autocaravana: - EUROPA: ESPANHA – ANDORRA -FRANÇA-ITÁLIA-MÓNACO- REINO UNIDO - IRLANDA -HUNGRIA-REP.CHECA-SUÉCIA-ESLOVÉNIA - ESLOVÁQUIA- POLÓNIA-AUSTRIA-SUIÇA-ALEMANHA-BÉLGICA-HOLANDA-DINAMARCA-NORUEGA-FINLÂNDIA-ESTÓNIA-LETÓNIA-LITUÂNIA-BULGARIA - BÓSNIA HERZGOVINA- ROMÉNIA -GRÉCIA – CROÁCIA – LIENCHSTEIN – LUXEMBURGO – S.MARINO - VATICANO ÀSIA : -TURQUIA-CAPADÓCIA ÀFRICA: GUINÉ-BISSAU – CASAMANÇA – GÂMBIA – SENEGAL – MAURITÂNIA – SAHARA - MARROCOS

Outras viagens:RÚSSIA (Moscovo e S. Petesburgo) -AMÉRICA do NORTE:CANADÁ (Quebec-Ontário-Montreal-Otawa-Niagara falls) - EUA(Boston-Nova Iorque-Cap Kenedy-Orlando - Miami)AMÉRICA CENTRAL:CUBA (Havana - S. Tiago de Cuba - Trinidad - Cienfuegos - Varadero)- ÀSIA :CHINA (Macau-Hong Kong) - VIETNAM(Hanói-Danang-Ho Chi Min) - África - -Angola - São Tomé e Príncipe (S. Tomé +Ilha Príncipe + Ilhéu das Rolas) - Ilhas - Madeira + Porto Santo + Açores (S.Miguel+Terceira+Pico)

sábado, fevereiro 23, 2013

Aguçadoura - Oceano Atlântico - SOL

Dia 23.fev.13 - Sábado
Praia da Aguçadoura (Póvoa de Varzim)
junto à Estalagem de Stº André
O dia de ontem primou pela invernia rigorosa... chuva, vento e trovoada, três ingredientes que nos leva a não sair de casa.
Sabido que o fim de semana no Norte surgiria com Sol, mais não resta que de novo rumar ao Oceano.
Desta vez apontamos o azimute para a praia de Aguçadoura onde estacionamos no largo fronteiro à Estalagem de Stº André.
Objetivo?
Uma caminhada pelos ''passadiços'' sobre as areias da praia.
Um vento frio de Norte fazia cortar a respiração e obrigava ao conforto dos agasalhos.
Avançamos pela povoada beira-mar até que no regresso para fugir ao vento (passaria a atacar pela retaguarda) optamos pelo percurso pelo interior das inúmeras ruas desordenadas e de construções aberrantes até à ''velha'' e ''nova'' igreja da Vila.
AGUÇADOURA
A primeira referência histórica a esta povoação aparece na Inquirição de 1258, <<...in Petra Aguzadoira que est in termino de Nabaes>>. 
Pelas mesmas Inquirições sabe-se que Dona Ouroana Pais Correia estabeleceu aí três casais.
A instalação dos primeiros habitantes foi bastante difícil, pois Aguçadoura encontra-se praticamente assente em dunas e a contínua agressão das areias movidas pelo vento impedia a fixação das populações.
Fazia então parte da paróquia de Navais. 
Com a criação das freguesias cívis em 1836, Aguçadoura passa a ser um dos lugares da freguesia de Navais.
Até 1836 Navais (que incluia Aguçadoura) pertenceu ao município de Barcelos, passando nesse ano para o município da Póvoa de Varzim.
No começo de século XX o ambiente entre os habitantes do lugar de Aguçadoura e as autoridades civis e religiosas de Navais deteriorou-se devido aos desejos dos Aguçadourenses em formarem uma freguesia à parte.
Assim em 1933, o governo decreta a elevação de Aguçadoura à categoria de freguesia, separando-a de Navais à qual sempre havia pertencido.
o ''mamarracho''
A ANTIGA IGREJA - gerou na altura acalorada polémica a sua destruição
a ''nova'' e ''a velha''
Em 2011 foi deliberado por unanimidade da Assembleia da República a elevação de Aguçadoura ao estatuto de vila.
Em 2013, no ambito de uma reforma administrativa nacional, Aguçadoura perde o estatuto de freguesia autónoma e é agregada à freguesia de Navais, passando ambas a formar a União das Freguesias de Aguçadoura e Navais.
Estalagem Stº André e o Parque de Merendas
Topónimo
O seu nome deriva de petra aguzadoira (pedra de aguçar ferramentas agrícolas).
Estacionamos no Largo contíguo à Estalagem Santo André
Situa-se junto à costa, 6 km a norte da cidade da Póvoa de Varzim.
A vila é constituida por sete lugares: Aldeia, Areosa, Caturela,Codicheira, Fieiro, Granjeiro e Santo André.
Nasceram aqui:
João Cabreira (Ciclista profissional, campeão nacional de estrada em 2011)
Olívia Carvalho (Karateca, campeã mundial e europeia)
Rui Costa (Ciclista profissional, vencedor da Volta à Suiça em 2012)
Capela da Boa Viagem
Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
A curta viagem até Aver--Mar onde já estavam os ''amigos do costume''.
Dia 24.fev.13 - DOMINGO
Aver-O-Mar
Depois de uma noite calma, com o habitáculo aquecido a uma temperatura média de 18ºC, nem demos pelas baixas temperaturas anunciadas para a zona norte do País.
O anunciado ''alerta amarelo'' não fez sentir os seus efeitos, a única situação que sentimos nas quatro vezes que acordamos por breves instantes serviu apenas para nos deliciarmos com o bater estridente das ondas no areal.
poucos vizinhos... sem vento... sem frio... Delicioso!
lá bem longe... ''o nosso bairro''...
O amanhecer surgiu como a véspera com um Sol radioso mas com ausência de frio, até as gaivotas se espalhavam às centenas pelo imenso largo a aquecer as brancas penas com o calor vindo do céu azul.
Aproveitando a ausência de vento e frio (o alerta amarelo não se aplica aqui ?) a habitual caminhada à beira-mar, desta vez em direção a Norte.
o bizarro farol engolido pelo casario
Final do dia com o regresso.
Percorridos: 100 Km ( Consumo 9 lts - € 13,00 )

Sem comentários: